Esquenta Bienal: ‘Entrevista – Sofia Silva’

Oi Gente!! E chegamos ao fim do nosso Esquenta Bienal porque amanhã, 31/08, finalmente a Bienal começa. Eu ouvi um amém? Estamos muito ansiosas aqui no blog. Já tivemos ótimas entrevistas aqui, como: Gisele SouzaJosy StoqueLeisa RayvenCamila MoreiraAna Beatriz Brandão e Clara de Assis.

Para encerrar nossa série de entrevistas não poderíamos ter menos que Sofia Silva. Apesar do nome bem brasileiro, a Sofia é portuguesa e já está no Brasil. A autora estará hoje em São Paulo para o lançamento de Sorrisos Quebrados, mas para quem não vai poder ir vê-la, confere o que ela contou pra gente.

  1. É a sua primeira vez no Brasil, então como estão as expectativas para conhecer as #Quebradas brasileiras?

Sofia: Como tenho me referido, as expectativas são muitas e não são nenhumas. Por não ter esse conhecimento do que é a Bienal – embora tenha visto vídeos e conversado sobre – vou a contar com carinho das leitoras como algo certo, até porque são elas que me “levarão” para aí, porém mais do que isso não penso muito. Estou na expectativa de ser surpreendida, acho que é a melhor forma de explicar o que sinto neste momento.

  1. Sofia, quando você escrevia na plataforma do Wattpad, você imaginou que tocaria tantas pessoas como você fez?

Sofia: Não. Comecei a escrever sem ideia de que hoje estaria aqui sentada a responder às perguntas. O primeiro livro que escrevi no Wattpad, que será o segundo a ser lançado pela editora Valentina, contrastava com os livros mais hots que eram os mais lindos da plataforma, daí eu nunca imaginei que uma história com delicadeza e com escrita mais poetizada pudesse fazer sucesso. Além de toda a distância entre os países e a própria escrita que é bem diferente.

  1. Sorrisos Quebrados se tornou um grande sucesso no Wattpad, depois na Amazon e agora já está na lista de mais vendidos ainda estando em pré-venda. Qual é a sensação de ver tanto reconhecimento do seu trabalho?

Sofia: É excelente. O objetivo de Sorrisos Quebrados, assim como os meus livros dos Quebrados, é humanizar os personagens. Criar ligação entre o leitor e a leitura.  As histórias são extremamente pessoais para mim, então ver que existe tanta aceitação por parte dos leitores é a valorização de todo o empenho, pesquisa e dedicação, assim como compreender que um livro com uma protagonista desfigurada ganhou espaço como algo lindo.

  1. Sofia, de onde veio a inspiração para escrever Sorrisos Quebrados?

Sofia: Poderia fazer um discurso enorme sobre a inspiração, até porque são muitas fontes e mesclas de ideias, mas a inspiração principal veio da realidade que passa nas notícias e parece não ter fim.  A Paola veio dar o seu testemunho em nome de todas as vítimas de violência doméstica, assim como o André e a Sol são reflexos do que acontece quando a família é vítima de pessoas que não têm mais capacidade de discernir o que é mais importante na vida.

  1. Sabemos que você estará em São Paulo antes da Bienal, você já sabe a data da sessão oficial no Rio?

Sofia: Sim. Estarei em SP no dia 30 de agosto na Saraiva. No dia 3 de setembro é a minha sessão oficial na Bienal às 11h (com direito a Bate-papo e sorteios exclusivos meus) e no dia 7 fui convidada pela Amazon para participar também num encontro.

  1. Eu tenho visto muita mobilização das #Quebradas na internet para ter finalmente Sorrisos Quebrados em mãos, inclusive eu, o que podemos esperar da edição física do livro? Teve alguma modificação da edição em ebook que foi para Amazon?

Sofia: A Editora Valentina, que virou #Quebrada, escutou muito os pedidos das leitoras e não mudou nada que tivesse sido do agrado. A capa foi editada, ficando mais linda, assim como a revisão alterou pequenos detalhes no português e as imagens ficaram aquelas que contribuem para a história.

Já vi o interior e está extremamente lindo e delicado. Acredito que as leitoras irão gostar.

  1. Eu vi uma publicação sua falando que nunca viu leitoras mais viciadas por marcadores do que as brasileiras. Podemos esperar por marcadores maravilhosos de Sorrisos Quebrados?

Sofia: Sim. A editora tem o marcador oficial e eu levo exclusivos de lançamento, que depois deixarão de existir. Assim como farei o sorteio de três marcadores-jóias que brilham no escruro e outros marcadores brilhantes que remetem a algo na história.

  1. Sofia, Sorrisos Quebrados tem uma mensagem muito importante sobre a violência contra as mulheres. Se você pudesse dar um conselho para as mulheres que passam por isso todos os dias, o que você diria?

Sofia: A culpa não é sua. Você não merece. Você não é fraca, apenas vítima. Peça ajuda.

  1. Você escreveu ‘Fica Comigo’ como um presente para nós leitoras. Você já sabe quando o ebook chega na Amazon?

Sofia: O ‘Fica Comigo’ foi um projeto de presente no Wattpad que iria para Amazon há meses, mas, e por motivos que irei explicar na Live antes de partir para o Brasil, algo mudou.  Quero lançar quando souber que o FICA COMIGO vai ficar marcado no coração das leitoras.

  1. Enfim, nós agradecemos muito por você ter falado conosco, quer deixar uma mensagem para as #Quebradas que vão encontrar com você aqui no Rio e em São Paulo?

Sofia: Obrigada pelo convite para responder. É sempre um prazer!

Apareçam com energia e sorriso no rosto. Estou ansiosa pelos famosos abraços brasileiros. Mesmo quem não leu, apareça para compreender um pouco esse mundo das #Quebradas.

Espero por vocês.

livros

Sofia, nós agradecemos muito pela sua participação e estamos prontas para te dar muitos abraços e ter nossos livros autografados por você. Te desejamos muito sucesso nessa turnê e nas próximas que virão.

E aí gostaram das entrevistas? Nós esperamos que sim. A gente vibrou a cada retorno positivo de vocês. Encerramos o Esquenta Bienal e a partir de amanhã vamos tentar curtir muito a feira. E é claro que vamos vir aqui falar de como foram os momentos mais eletrizantes. Até a próxima ❤

7 comentários em “Esquenta Bienal: ‘Entrevista – Sofia Silva’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s