Resenha: ‘Sorrisos Quebrados – Sofia Silva’

Oi Gente!! A resenha de hoje é de um dos lançamentos mais aguardados dessa Bienal. Desde que foi anunciado que Sorrisos Quebrados seria publicado em formato físico, as #Quebradas surtaram, incluindo eu rs. Quando a Editora Valentina anunciou que traria a autora Sofia Silva para o lançamento, o surto foi ainda maior.

Confere a sinopse antes de falarmos mais…

Sinopse: Paola: Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo. Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.
André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida. 
“Sorrisos Quebrados” é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e de promessas.

Para quem não sabe, Sorrisos Quebrados foi lançado primeiramente na plataforma Wattpad. Muito depois do estrondoso sucesso é que a história foi preparada para ser lançada em ebook. Ele foi publicado em dezembro de 2016 e nós postamos resenhas dele aqui no blog (leia AQUI).

“Às vezes precisamos olhar para as pessoas com os nossos corações e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são.”

Essa resenha será um pouco diferente por este motivo. Eu não vou me estender falando tanto assim da história, pois já falei dela. Vou aproveitar para falar sobre a edição física e sobre a passagem da Sofia pelo nosso país. Para quem não está familiarizado com o livro e/ ou autora, a Sofia é portuguesa e somente após o lançamento aqui no Brasil foi que uma grande editora portuguesa comprou os direitos de publicação.

A Editora Valentina abraçou André e Paola e fizeram uma edição física lindíssima. Eu queria fotografar o livro inteiro para mostrar para vocês rs. A cada página ficamos mais apaixonadas por um livro que é tão maravilhoso. A capa do ebook, que já era incrível, ficou ainda mais bonita quando trabalhada pela editora. Além de tudo isso, nós tivemos Sofia Silva num evento em São Paulo e quase todos os dias de Bienal do Rio.

SQ5

No primeiro dia que eu fui à Bienal (30/08), a Sofia tinha uma fila no estande formada por autores brasileiros. Foi lindo de ver como ela foi abraçada por nós brasileiros. A sessão oficial dela só seria no domingo (03/09), mas todos os dias tinha fila no estande da editora. E sabe o que era mais incrível? Chegar lá e ela te reconhecer, saber que você faz parte do grupo de #Quebradas e te dar um abraço tão cheio de carinho. Ter meu livro autografado só foi um bônus por conhecer essa pessoa maravilhosa.

SQ2

Falar de Sorrisos Quebrados é fácil porque a história é incrível. Já no prólogo você fica com o coração na mão e chora como um bebê por todas as mulheres que sofrem todos os dias com a violência doméstica. Paola se casou acreditando que tinha encontrado o seu “Felizes para Sempre”, mas a cada dia percebia que de felizes não tinha nada. Seu marido era o pior dos homens e ela foi atacada brutalmente por aquele que prometeu protegê-la. Paola foi ‘morta’ e parte dela jamais seria a mesma.

WhatsApp Image 2017-09-25 at 19.14.24

Seis anos se passaram e hoje Paola vive numa clínica que oferece apoio para vítimas de diferentes traumas, seja físicos ou psicológicos. Ela se isolou do mundo e mesmo após tanto tempo ainda tem medo que o ex-marido volte para encerrar o que começou. Paola usa os pincéis para distrair sua mente conturbada e também oferece aulas para os demais pacientes da clínica.

É lá que Paola conhece Sol, uma menina adorável que tem problemas de socialização, também decorrente de um trauma. As duas se conectam instantaneamente e desenvolvem uma relação de amizade inexplicável. Essa relação acaba se estendendo à André, o pai de Sol. André é um homem fechado e que protege Sol de todos, principalmente por causa do passado cheio de tristezas deles dois.

SQ4

Em Sorrisos Quebrados temos a percepção de cada um dos personagens principais, André e Paola, e assim podemos nos conectar cada vez mais aos sentimentos e emoções de cada um. Sofia nos carrega totalmente para dentro dessa história e nos vemos cada vez mais envolvidos, principalmente nos momentos de maior carga emocional. A delicadeza da escrita da autora se mostra até mesmo nas cenas eróticas. Nós sentimos todo o amor e paixão dos personagens.

Relendo o livro físico, eu pude me apaixonar novamente pela doçura de Sol e mais uma vez me vi querendo protegê-la de todos assim como André. Passar por situações traumáticas já são difíceis para os adultos, então imagina como isso se torna maior para uma criança. Felizmente Sol teve um pai que transbordava amor e proteção para ela. Sofia bem que poderia escrever um livro já com a Sol adulta né? Eu iria amar ler mais sobre essa família.

“Somos duas pessoas pintando duas telas que foram rasgadas e precisam ser tratadas com cuidado.”

O que me encanta nessa história é que a Sofia não enrolou pra a história ter mais páginas. A mensagem é direta e clara e nos toca de uma forma incrível e arrebatadora. Sorrisos Quebrados é uma história de segundas chances, para o amor, amizade e até mesmo pra o desejo. Uma história de superação de traumas que mesmo sabendo que tiveram um passado ruim deram uma chance para se libertar e curar.

O lançamento de Sorrisos Quebrados no Brasil foi lindo e emocionante. Sofia é um ser iluminado e que transbordava alegria por onde passava. Ela e a editora foram tão atenciosas com os fãs. Ela mandou fazer vários brindes exclusivos para todos que comprassem o livro. A editora também fez marcadores e bottons. A gente saia do estande transbordando de alegria e brindes rs

SQ

Quase um mês após o lançamento em São Paulo e a Sofia ainda vem sorteando brindes para quem comprou seu livro. Ela tem um carinho por suas leitoras que vi em poucas autoras. Eu espero sinceramente que Sorrisos Quebrados faça mais sucesso do que já está fazendo e assim possamos ter todos os livros dessa série publicados e mais visitas da autora no país.

SQ6

Eu disse logo no início que o trabalho da editora nesse livro estava maravilhoso e está mesmo. O ebook já tinha umas ilustrações que davam o toque de arte da Paola e isso tudo foi mantido, seja nas mini telas que a editora fez ou nesse poster que a própria Sofia mandou fazer. Ele é tão lindo e reflete tanto o nosso casal.

Eu sou realmente apaixonada por essa história e me arrependo por não ter acompanhado desde a época do Wattpad. Sorrisos Quebrados vai ter conquistar desde o início por ser uma história triste, mas ao mesmo tempo é tão realista e verdadeira. Deixe a Paola colorir seu mundo como ela fez com André. Eu não saberia dar menos que 5 Angélicas para essa história tão devastadora.CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

8 comentários em “Resenha: ‘Sorrisos Quebrados – Sofia Silva’

  1. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa pra conhecer essa história, todo mundo está falando mega bem da Sofia e fiquei com vontade de conhecê-la também 😉

    Curtir

  2. Adriana você conseguiu mexer comigo só nessa resenha… O livro da Sofia já estava na minha lista de desejados e acho que vou passá-lo na frente de alguns, depois dessa. Nunca li nada da autora, mas fui cativada pela sinopse e pela capa lindissima do livro quando vi, e agora por sua resenha, claro. Parabéns pela oportunidade de conhecer a autora e ser bem recebida e, mais ainda, reconhecida pelo carinho. Super bacana, tanto de sua parte quanto da dela.

    Beijinhos Fe 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s