Especial Dia dos Namorados: ‘Encontro de Sentidos – Aline Sant’Ana’

Oi ooooi gente! Hoje é dia dos namoradooooos! Confesso que acho uma das datas mais românticas, adoro o clima gostoso, os corações que parecem estalar numa troca de olhares, todas essas coisas melosas, de uma pessoa apaixonada rs. Então, como a Dri falou mais cedo, estamos trazendo matérias nessa vibe aqui pro blog do Além. Tivemos o Tem na Netflix no domingo e ela trouxe hoje a resenha do conto Apenas um Beijo. Para finalizar o dia, trouxe a resenha do conto especial que a Aline Sant’Ana preparou para essa data. Se liguem na sinopse.

Eu tenho uma particularidade. Sou feito de todos os sentidos. Eles se misturam e, quando menos espero, se tornam um só. Por isso, passei um tempo me privando de viver o amor e toda essa baboseira que, na real, nem sei se existe.
Mas eu era bem capaz de queimar a língua…
Quando ela entrou no meu restaurante, tudo o que me privei ao longo dos anos veio à tona. Como uma tempestade que não pode ser contida, como uma nuvem de cores e sabores que nunca experimentei.
Atração física.
Daquelas fodas, que você quer ter a pessoa custe o que custar.
O problema é que Pauline McCoy fez todas as minhas certezas virarem dúvidas. E, apesar de eu querê-la, não sei se serei capaz de tê-la um dia.
A vida é meio sacana, né? Nem tudo que a gente quer, somos capazes de conquistar.
*Um romance sobre sinestesia, mistura de sentidos e um chef gostoso.

Romeo tem uma peculiaridade, que precisa lidar desde pequeno. Por exemplo, o amor que ele sente pela mãe tem cheiro de doce amoras. Isso mesmo, cheiro. Ele e sua mãe tem uma condição neurológica, chamada sinestesia. Isso significa que ele pode sentir gosto ou cheiro em cores e sentimentos, misturando sentidos, chegando a ser capaz de ver cor em som.

421

Romeo cresce e vira um chef de cozinha, do restaurante Feito de Sentidos. Em seu próprio restaurante ele tenta transmitir para as pessoas o que se passa com em seu íntimo. Seus pratos são combinações de gostos e cores que ele sente ao pensar naquela sensação e eles fazem o maior sucesso.

Com o crescimento cada vez maior de seu negócio, sua restaurateur aconselha que ele procure uma empresa que prestasse consultoria e o ajudasse a organizar tudo e melhorar sua infra estrutura. E é assim que seu caminho irá se cruzar com o de Pauline McCoy.

Pela primeira vez, desejei que Pauline pudesse me ver como eu a via.
Pela primeira vez, vi apenas o lado mágico, e não a maldição que era ser quem eu era.
E, pela primeira vez, tive medo de todas as sensações que uma mulher seria capaz de me fazer sentir.

Pauline é sócia majoritária da Ordeni, empresa que abriu junto com duas melhores amigas e sua mãe. Ela vive para o trabalho e já sentia algo pelo restaurante antes mesmo de entrar nele. Quando olhava a frente, tinha altas ideias para melhorias. E então, o destino trata de colocar Romeo Rivera e o Feito de Sentimos na sua vida.

Eles vão se aproximando cada vez mais, enquanto Romeo vai apresentando todos os seus pratos para que ela possa se conectar com o restaurante e fazer um bom trabalho. E nisso, o encantamento que um sente pelo outro vai aumentando cada vez mais, ainda que o rapaz não tenha contado a verdade sobre o maior fato sobre si.

Romeo deseja Pauline e Pauline deseja Romeo. Ambos já quase não conseguem esconder mais isso das pessoas ao seu redor, mas acabam retraídos entre si. Eles já foram muito decepcionados no passado, de formas diferentes, mas que afetaram como eles veem os compromissos. Acabaram deixando de lado a parte amorosa e só focando em seus trabalhos de sucesso. O ponto é: até quando eles serão capazes de controlar o que sentem um pelo outro? Eles vão se render a paixão ou irão se arrepender pelo silêncio?

[…] descobri que o amor nos encontra mesmo quando não queremos encontrá-lo. E que não importa quem você é, o que fez ou os seus medos, a pessoa certa vai se apaixonar por você independente de, apesar de e, ainda assim, vai te olhar como se nada mais nesse universo importasse porque, se somos capazes de ver tão facilmente os defeitos de alguém, somos igualmente capazes de ver as qualidades.

Romeo convive com a sinestesia desde sempre e fez disso um sucesso, ainda que não goste que os outros saibam como ele é inspirado. Ele ama ser chef e ama tudo o que construiu. Depois da decepção que teve com uma ex namorada, não esperava se apaixonar de novo, mas um mundo de azul, algodão doce e tutti frutti vai entrar em sua vida quando Pauline aparecer na porta do Feito de Sentidos. Já Pauline é uma mocinha tão doce quanto descrita. Ela é obstinada, focada em sua carreira, com boas amigas pais incríveis, um irmão doido e seu fofo cachorro. Ela também não acredita mais em compromisso, mas vai se apaixonando por cada ato que Romeo faz.

Novamente, Aline conseguiu construir uma história arrasadora. É impossível ler esse conto sem ficar apaixonado e completamente envolvido na história. Vamos viajando nos sabores que o Romeo apresenta – por sinal, se alguém souber fazer Gratidão como narrado na noveleta, um aviso: NECESSITO rs -, e mergulhando em todos os sentidos e todos os sentimentos despertados.

Segundos.
Instantes em que a vida dá um pause para você aproveitar a felicidade e a alegria que irradia do seu coração.
Momentos que serão gravados pelo resto das nossas vidas na memória.
Encontros que são marcados pelo destino e por nossos corações.
Pela nossa capacidade de amar além da explicação.

A escrita dela é super fluída e a história tão tranquila quanto linda. O único defeito, se é que podemos falar assim, é que acaba rápido demais. Não leva mais que 1h para ler e deixa aquele gostinho gostoso de “quero mais”. Mas, talvez seja o fato de ser pequeno, que faça desse conto tão especial. Sempre acredito que Aline se supera um pouco mais em casa história, com algum toque marcante, com o cuidado nas pesquisas. É mágico!

422

Encontro de Sentidos foi um lançamento especial em ebook, feito pela Editora Charme. Mesmo no livro digital, eles tem todo o cuidado para apresentar uma diagramação linda e impecável. A capa tem muito a ver com um momento especial da história e as aberturas trazem o nome de seu narrador, de forma alternada entre Romeo e Pauline; e chapéus de chef são usados para fazer separações nos capítulos.

De uma forma muito curtinha, mas muito apaixonante, Encontro de Sentidos faz com que os nossos sentidos e sentimentos despertem para o amor, como deve ser. Mexe com o nosso lado romântico e é uma boa pedida para ser lida nesse final do Dia dos Namorados. Deixo minhas cinco Angélicas suspirando por Romeo Rivera.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

12 comentários em “Especial Dia dos Namorados: ‘Encontro de Sentidos – Aline Sant’Ana’

  1. Que incrível deve ser ter as sensações de cores e aromas que o protagonista sente. É uma característica que o torna mais interessante ainda. A história é uma graça, me transmitiu muita leveza e um doce romantismo.

    Curtir

  2. Nhoin que enredo fofinho, não sabia que esse tipo de coisa de ver cores em coisas diferentes tinha nome, achei bem interessante isso ser retratado no livro, parece ser um romance bem bonitinho e rapido já que é um conto, fiquei tentada a ler haha valeu a dica!

    Beijos

    Curtir

  3. Esse livro parece ser muito lindo! Pelas fotos, deu realmente para ver como a diagramação parece estar bem feita. Sou apaixonada por esses detalhes ❤

    Curtir

  4. Oi, Raissa.

    Eu gosto de ler contos. Às vezes é disso que preciso: algo mais curto, rápido e apaixonante. Achei interessante o enredo desse texto e gosto que traga a sinestesia para a história também. Conheci o assunto há pouco tempo em outra história (que não lembro qual) e gostei muito de saber mais sobre isso. Imagina, atrelar sentimentos a cheiros *_*

    Diego ~ Blog Vida & Letras http://www.vidaeletras.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s