Resenha: ‘P.S: Ainda amo você – Jenny Han’

Oiii gente!!! A resenha de hoje é da continuação de um dos livros mais amorzinhos que eu tive o prazer de ler. PS: Ainda amo você é o segundo livro da trilogia que se inicia com Para todos os garotos que já amei. A autora Jenny Han segue a mesma linha nesse segundo livro, uma escrita leve, doce e divertida do tipo que a gente não consegue parar de ler até chegar a última página. Nessa continuação vamos mergulhar mais fundo no relacionamento de Peter e Lara Jean e nos dramas que eles vão enfrentar juntos. Lembrando que teremos possíveis spoilers por ser o segundo livro, então é aconselhável ler a resenha do primeiro livro. Vamos a sinopse?

“Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em Para todos os garotos que já amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em P.S.: Ainda amo você, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.”

38154079_1774426089308595_3315289417605709824_n

A história se inicia pouco depois do final do primeiro livro. Descobrimos que foi Kitty quem enviou as cartas de Lara Jean por vingança após uma briga das duas. Além disso, Lara Jean está disposta a fazer as pazes com Peter, então decide escrever uma carta se declarando pra ele e é claro que acaba conseguindo e Peter a perdoa. Eles descobrem se amar de verdade e agora é a hora de assumir a relação e curtir bastante a companhia um do outro, afinal finalmente eles podem amar livremente.

Tudo parece perfeito, até que Lara Jean sofre um grande impacto emocional: um vídeo dela e de Peter num ofurô acaba vazando na internet e todo mundo na escola começa a insinuar que eles transaram, o que não é verdade, e isso acaba deixando Lara Jean completamente abalada. Peter não consegue assistir o sofrimento de Lara Jean de braços cruzados, então ele lhe faz uma promessa de que vai encontrar quem colocou o vídeo na internet e espalhou o boato mentiroso, Lara Jean por sua vez, fica mais aliviada.

“Você me libertou, Peter. Me deu minha primeira história de amor.”

O problema é que ela não consegue tirar da cabeça que quem fez isso foi Genevive, ex-namorada de Peter. Temos algo de bastante relevância aqui, a autora questiona o porque de a sociedade tratar de maneira diferente o homem e a mulher, enquanto a vida de Lara Jean vira de cabeça para baixo, Peter segue a dele como se nada tivesse acontecido. Ele ganha apenas um status de pegador, já Lara Jean fica mal falada e muitas meninas acabam julgado ela, sem nem se interessar em saber a verdade sobre o ocorrido.

Essa desconfiança só aumenta porque Peter e Genevive não se desgrudam. Sempre que Lara Jean pergunta o porque de Peter estar sempre com ela, a resposta é a mesma: Genevive precisa dele. E é em meio a esses mistérios, ficamos o tempo todo nos perguntando, quem filmou e postou o vídeo? Qual é o segredo de Genevive?

“Se as duas pessoas estão destinadas a ficar juntas, elas vão encontrar o caminho uma até a outra.”

Vemos o relacionamento dos sonhos de Peter e Lara Jean minguando por causa de toda a desconfiança do casal. Lara Jean por causa de Genevive, que na infância foi sua melhor amiga, as duas não se desgrudavam, até que algo acontece e elas nunca mais se falam. E Peter por causa de John Ambrose McClaren, amor do passado e amigo de infância de Lara Jean e que só nos é apresentado nesse segundo livro. John chega até Lara Jean após receber sua carta e depois de esclarecerem as coisas eles retornam a amizade.

John passa a ser companhia constante de Lara Jean, ele inclusive passa a ir com ela ao asilo visitar Stormy e juntos eles organizam um baile para os idosos do asilo. Stormy, que nos foi brevemente apresentada no primeiro livro, é presença constante nesse segundo. É ela quem dá os melhores e mais valiosos conselhos a Lara Jean, a amizade da duas é linda e valiosa e mostra algo que é infinitamente importante para mim: grandes amizades não se importam com idade, tempo ou distância. Eu levo isso sempre na minha vida e foi gratificante ver isso sendo abordado no livro.

“Pode ser minha imaginação, mas acho que posso ouvir o coração dele batendo. O dele está batendo, e o meu parece que está se partindo.”

Quanto mais John e Lara Jean se aproximam, mais Lara Jean e Peter se afastam. É doloroso ver que os dois que antes eram tão unidos, passam a não se entender, é como se fossem estranhos um para o outro, até que acontece o óbvio, eles param de se ver. Temos aí uma receita ótima para um triângulo amoroso. Apesar de John ser fofo e roubar meu coração em alguns momentos, sou totalmente #TeamPeter, ele realmente pisa na bola em alguns – vários – momentos com Lara Jean, mas no final ele acaba vendo que está errado e aprende com seus erros. O problema é que a esta altura, John e Lara Jean já estão muito entrosados e Peter pode não ter uma nova chance. Não podemos esquecer de Genevive que vai continuar assombrando o relacionamento já quase inexistente dos dois, o que dificulta a vida de Peter.

Preciso destacar que um dos grandes pontos positivos desse livro são os personagens secundários. Margot apesar de estar na Escócia aparace nas férias de verão, mas quem faz as vezes de irmã mais velha é Kitty, que apesar de ser a irmã mais nova é madura e ajuda Lara Jean em diversos momentos. Sem sombra de dúvidas minha personagem preferida do livro é Stormy, ela ajuda e impulsiona Lara Jean, é uma personagem sábia, – algumas das coisas que ela cita no livro eu levei pra vida – é impossível não amar a personagem.

Com 304 páginas, P.S ainda amo você é uma leitura que flui e tem uma história bem adolescente. Recomendo para quem acabou de sair de uma leitura forte e precisa de algo mais leve. A diagramação está perfeita como no primeiro livro, com páginas amareladas e letras grandes que deixam a leitura confortável.

38124083_1774425949308609_5538781286526615552_n

Outra coisa que continua presente é a culinária. Pelas mãos de Lara Jean, Jenny Han nos apresenta deliciosas receitas de bolos, cookies e biscoitos. As receitas são tão presentes na história que a Editora Intrínseca lançou um mini livro de receitas, com todas as receitas que a personagem faz nos livros. Eu achei a ideia incrível. Mais uma vez Jenny Han não decepcionou e fez esse ser meu livro preferido da trilogia. Vale muito, muito à pena a leitura, por esse motivo deixo aqui minhas 5 Angélicas e volto na próxima sexta-feira para falar do último livro, Agora e para sempre, Lara Jean.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

8 comentários em “Resenha: ‘P.S: Ainda amo você – Jenny Han’

  1. Me parece uma estória leve, boa para um dia que queremos apenas ler um livro para sairmos do nosso estresse do dia a dia, como fosse um livro com base de um filme da seção da tarde. Boa dica!

    Curtir

  2. Amizade também é algo que prezo muito e mesmo ultimamente não estando muito próximo aos amigos,quando nos encontramos,é como se ainda tudo estivesse normal,mesmo pela distância e tempo. O que gostei também foi a forma de como cada personagem cresce durante tudo isso.

    Curtir

  3. Emocionante seu relato. Principalmente quando diz que se apaixonar é fácil,emocionante e o que vem depois! Concordo em gênero, número e grau com esta afirmação!

    Curtir

  4. Apesar da história ser bem adolescente fiquei curiosa para fazer essa leitura. Preciso ler o primeiro livro! Que legal que os personagens secundários são bem trabalhados e que foi lançado um mini livro com as receitas feitas pela personagem!!

    Curtir

  5. Olá!
    Essa série é muito amorzinho, estou mega ansiosa para conferir o filme. Esse segundo livro me conquistou muito, Lara Jean está mais madura, a narrativa da Jenny está maravilhosa, a leitura te envolve demais, os acontecimentos então, me sentia tão amiga da Lara rs’ queria estar lá com ela em todos os momentos.. nossa bateu uma saudade agora hahaha.. ótima resenha!

    beijos!

    Curtir

  6. Oi Bianca! Tudo bem ?

    Confesso que li pontos de sua resenha, já que li o primeiro livro e quero continuar a ler. E como você disse que tem spoiler pulei para ler somente suas considerações sobre a história. Essa parte da Receita é uma delicia literalmente. E outra coisa que concordo com você é sobre a escrita da autora. É tão leve e cativante né? Que bom que a pessoa que traduziu soube fazer uma ótima tradução e passar isso para a gente muito bem.

    Bjão,
    Diego, Vida & Letras
    http://www.vidaeletras.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s