A Hora do Chá: ‘Cinco Motivos para Ler Romances de Época’

Oi gente!! Eu sei que o nome da coluna não é esse (Cinco Motivos para Assistir), mas porque não usar para convencer vocês a começarem a ler romances de época e assim vocês passarão as quintas-feiras tomando chá com a gente na nossa amada coluna A Hora do Chá. Hoje não tem nenhuma resenha, mas através de cinco bons motivos, eu tentarei convencê-los a entrar no mundo das temporadas de bailes, carruagens, leques, ladies e lords.

Antes de apresentar os motivos, eu gostaria de falar que esse é um gênero que vem fazendo muito sucesso no mercado editorial brasileiro. Todos os meses temos pelo menos um novo romance de época sendo lançado e algumas editoras até tem catálogos bem extensos de publicações. Além disso, a cada dia as editoras estão publicando novas autoras aqui no Brasil, mas que já fazem muito sucesso em seus países de origem. Nós já mostramos muitas delas por aqui como: Julia Quinn, Sarah MacLean, Lisa Kleypas, Suzanne Enoch, Lorraine Heath e muitas outras. Existem muitas autoras nacionais se arriscando nesse gênero e uma delas aparecerá em breve por aqui.

Enfim, bora descobrir os motivos para se arriscar nesse gênero?

1 – Mocinhas Fortes

Uma das coisas que mais gosto nos romances de época são como as mocinhas são fortes e na maioria das vezes a frente do seu tempo. A gente tem uma impressão de que eram mulheres frágeis e frívolas, o que realmente existem, mas também temos aquelas que são verdadeiras heroínas e donas da própria vida. Durante os meses que a coluna A Hora do Chá existe, nós já trouxemos mulheres que realmente queriam se casar, mas também trouxemos aquelas que já tinham aceitado o fato de talvez nunca se casassem e mesmo assim viveriam plenamente fazendo o que amavam e na maioria das vezes não era nada dentro dos padrões, como a Irene em A Verdade Sobre Amores e Duques que administrava sua própria revista de fofocas ou a Fiona de Herói nas Highlands, que sem que o duque soubesse, administrava sua propriedade na Escócia.

2 – Histórias Cheias de Humor

Quando eu comecei a ler romances de época, eu não imaginei que daria tantas risadas lendo histórias que se passam numa época tão diferente da nossa. Alguns tem histórias um pouco mais dramáticas, mas é impossível não se divertir com algumas trapalhadas. Nossos protagonistas sempre nos arrancam boas gargalhadas seja porque a mocinha está fugindo como Sophie em Cilada para um Marquês ou subindo num telhado pra resgatar um gato como a Billie em Uma Dama Fora dos Padrões. Geralmente tem sempre alguns personagens secundários, que parece que estão lá apenas para nos fazer gargalhar e isso só torna as histórias mais apaixonantes.

3 – Casais Improváveis

Nos romances de época nós temos muitos casamentos arranjados já que era costume da época, mas também temos aqueles casais que se formaram das maneiras mais improváveis. As Temporadas de Bailes era uma época onde toda a sociedade londrina aproveitava para apresentar suas filhas em idade para casar, mas como já citei no motivo nº 1 sempre tinham aquelas que não se encaixam nos padrões e mesmo participando de suas temporadas não eram as escolhidas e viravam as solteironas. Em Codinome Lady V, Minerva era considerada uma solteirona e ainda tinha aquele agravante de ter um dote muito alto, ser muito inteligente e espantar todos os caças-dotes. Quando ela já não esperava mais se casar por amor, eis que ele a encontrou. Quem trata muito o assunto solteironas é a Tessa Dare em sua série Spindle Cove. Ela até mesmo criou um refúgio para elas e eu falarei sobre isso assim que começar a apresentar a série na nossa coluna.

4 – Conhecer os Costumes do Século XIX

Ler um romance de época é viajar direto para a Londres do século XIX. Vou citar Londres porque a grande maioria dos romances acontecem neste cenário, mas é sempre possível citarem Escócia já que é bem próximo e era colonizado pelos ingleses. Tudo era muito diferente, a começar pelos trajes onde damas e cavalheiros se vestiam sempre impecavelmente e com muitas camadas de roupas. Geralmente podemos ver esses trajes nas capas dos romances de época, por sinal, as capas desses livros são, na grande maioria, maravilhosas. Além das roupas tem as etiquetas sociais que todos deveriam seguir porque tudo poderia virar um grande escândalo. Sem falar das construções arquitetônicas de tirar o fôlego, das carruagens, ruas sem asfalto, falta de banheiros como conhecemos. Falando de banheiros, eu acho que isso seria um grande problema em viver nesta época. E o que falar dos bailes e chás da tarde? De ver um homem te fazendo a corte? Os flertes por trás dos leques? É possível imaginar tudo isso lendo um romance de época.

5 – Romances de Tirar o Fôlego

O que eu gosto nesse gênero é que a maioria dos casais constroem um relacionamento pouco a pouco. A grande maioria se casava por conveniência, fosse pelo dote como em Como se Vingar de um Cretino, por um título ou até mesmo para se ajudarem como em Uma Proposta e Nada Mais, então é muito legal ver aqueles casais se apaixonando enquanto dançavam nos grandes bailes ou até mesmo vendo um casamento arranjado dando certo. Temos aqueles romances arrebatadores onde os mocinhos têm que fingir decoro na frente dos outros. Não é porque é um romance de época que não temos cenas sensuais entre os casais. Nós temos e algumas são bastante intensas como em O Príncipe Corvo. É impossível não se apaixonar por cada interação entre os casais. Além disso, os finais felizes são quase obrigatórios porque a gente não quer saber de casal infeliz né?

0ee4a71848a3120e2269d041d11eb0b0

E aí, se convenceram? Eu espero que sim e que em breve você esteja deixando um comentário aqui de que leu algum livro do gênero e se apaixonou. A leitura pode até parecer diferente a primeira vista, mas quem gosta de romance, com certeza precisa conhecer o romance de época. A Hora do Chá volta na próxima quinta-feira com a dica de um bom romance de época nacional. Não percam!!

13 comentários em “A Hora do Chá: ‘Cinco Motivos para Ler Romances de Época’

  1. Romances de época são tão encantadores, é difícil não gostar. Adoro as mocinhas cheias de atitude, os lindos romances e, claro, os finais felizes ❤ É tão bom saber que temos autoras nacionais escrevendo sobre esse gênero, espero que continuem surgindo cada vez mais, talento é o que não lhes falta!

    Curtir

  2. Oioi
    A parte dos romances de época que mais chama minha atenção é a época, Inglaterra do século XIX é um charme só, e a outra é a comédia, acho super divertido ver as resenhas, imagina os livros mesmo

    Curtir

  3. Nem precisa me conversar sou apaixonada por romances de épocas/históricas. Atualmente estou evitando um pouco, por mais que eu ame, fiquei um pouco saturada pois passei por uma época que li apenas esse gênero e hoje estou tentado abri a mente para outros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s