Oscar 2019 ‘Melhor Filme’

Oi ooooi gente! Amanhã (24) é dia do Oscar, dia que muitos cinéfilos ficam esperando. Entre torcidas e bolões, existe toda uma preparação para o dia onde os prêmios serão entregues. E, claro, que a mais importante de todas é ver todos os filmes indicados a principal categoria da noite, a de Melhor Filme! Com 8 filmes indicados nessa categoria em 2019, ainda dá tempo de maratonar todos eles até a hora do evento, às 22h, desse domingo. Então, vamos conhecê-los melhor. E, no final, vou deixar breves comentários sobre os filmes que já vi, enquanto corro contra o tempo para ver os que faltam.

*As datas dos filmes estão de acordo com a estreia no Brasil e não o lançamento oficial nos EUA. São pelas datas do país da premiação que os filmes ficam possíveis de participar do circuito de prêmios.*

PANTERA NEGRA – 15 DE FEVEREIRO DE 2018

Após a morte do rei T’Chaka (John Kani), o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong’o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

INFILTRADO NA KLAN – 22 DE NOVEMBRO DE 2018

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

BOHEMIAN RHAPSODY – 1 DE NOVEMBRO DE 2018

Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

A FAVORITA – 24 DE JANEIRO DE 2019

Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

GREEN BOOK: O GUIA – 24 DE JANEIRO DE 2019

1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.

ROMA – 14 DE DEZEMBRO DE 2018

Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

NASCE UMA ESTRELA – 11 DE OUTUBRO

Jackson Maine (Bradley Cooper) é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber algo. É quando conhece Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la debaixo de suas asas. Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool.

VICE – 31 DE JANEIRO DE 2019

Na juventude, Dick Cheney (Christian Bale) se aproximou do Partido Republicano ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, se aproxima de Donald Rumsfeld (Steve Carell) e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos que não estavam associados ao governo ganham imediata importância e, com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush (Sam Rockwell) em se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com uma condição: que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita.

kit-3-trofeu-estatua-do-oscar-p-festa-formatura-e-casamento-D_NQ_NP_905221-MLB20746375974_052016-F.jpg

Confesso que ainda estou fazendo minha própria maratona. Ainda faltam três filmes, então até a hora da abertura do evento já acabei. Então, vou falar dos que eu vi, muito rapidamente.

Pantera Negra além de toda representatividade que carrega, ainda marca uma guinada na Marvel, tendo o primeiro filme de herói indicado a Melhor Filme. Ainda com toda a construção, com um vilão incrível e tudo mais, acho que o filme já ganhou só por estar entre os candidatos, mas não acredito numa chance real de vitória.

Nasce uma Estrela é maravilhoso. O filme que está em sua quarta versão, nos mostra um pouco da realidade dos bastidores de Hollywood. Com músicas tocantes e atuações emocionantes, o filme vai tocar no coração. Acredito que é um dos filmes que possam estar, de fato, na briga pela estatueta.

Bohemian Rhapsody é um filme que tem gerado opiniões controvérsias. Enquanto incomoda uns, se tornou marcante para outros. Claramente muita das coisas retratadas na cinebiografia não condizem com a realidade, mas não deixam de emocionar, além da nostalgia com as músicas. É outro filme que acredito estar na briga pela estatueta, talvez até mais que o outro, pelos prêmios que já conquistou.

A Favorita, dos que eu já vi, foi a minha maior decepção até aqui. Tendo como pano de fundo uma história verídica de uma antiga Rainha da Inglaterra, eu fui com toda a expectativa. Mas a trama é arrastada, nunca 2h15 demoraram tanto a passar, e chega um momento em que ela se torna repetitiva. Ainda que Olivia Colman tenha mesmo arrasado dentro do papel que cabia a ela, ainda acho que Rachel e Emma carregaram o filme.

Vice foi o último deles que vi e gostei bastante. Gosto muito de filmes que tratam sobre política americana, especialmente quando temos uma história real também. Christian Bale, incrível como sempre, mostra toda a trajetória do Dick, desde quando foi expulso de Yale até assumir o post de vice presidente e mudar a política do país.

Ainda preciso ver Inflitrado na Klan, Green Book e Roma. E mal posso esperar para ver esses três e ver se vou ter mais favoritos para ganhar. Então, vou correr aqui e vocês corram daí. Se já viram algum dos filmes, me digam o que acharam!

7 comentários em “Oscar 2019 ‘Melhor Filme’

  1. Estou escrevendo este depois de saber o resultado e posso te falar? Fiquei tão feliz com o vencedor, pois foi o meu favorito, amei o filmei Green Book, atuações impecáveis, roteiro que trata de um tema doloroso de forma suave (se é que tem suavidade no assunto, né).. E adorei a sua resenha!

    Curtir

  2. Olá Raíssa,

    Ainda não assisti nenhum dos indicados, mas quero muito ver todos eles, principalmente o ganhador. Vi muita gente surpresa por Green Book ter ganhado, pois acharam bem injusto, mas como não assisti, não tenho como ter uma opinião formada.
    Um que quero muito ver é Roma, além, é claro, de Pantera Negra, que parece ser um filmão que irei amar. Adorei o post!

    Beijos!

    Curtir

  3. Oiii Raí,
    O único que assisti dessa lista foi o do Queen (que eu nunca consigo falar o nome haha) e ele é muito incrível. Chorei igual um bebê no cinema.
    Infelizmente, ele não ganhou, mas tenho certeza que foi uma briga boa.
    Outro dessa lista que tô me coçando pra ver é o Nasce Uma Estrela, mas ainda não tive a oportunidade.
    Adorei a matéria!
    Bjoooo ❤
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s