Cinco Motivos para Assistir: ‘Investigação Criminal’

Olá pessoal!! Hoje eu vim indicar uma série que tinha vontade de assistir há muito tempo, mas nunca tinha parado mesmo pra ver. Há pouco tempo eu, finalmente, dei uma chance e não me arrependi. Investigação Criminal é uma série do tipo documentário que mexe com nossas emoções em todos os episódios. Fica por aqui pra conferir os meus 5 motivos para você começar a maratona hoje mesmo! Mas antes, confere a sinopse e o trailer:

“Os bastidores das investigações dos crimes que mais chocaram o Brasil. Todos os fatos e elementos desconhecidos de seus respectivos inquéritos são apresentados e ordenados com precisão por meio de entrevistas com peritos criminais, legistas, delegados e outros profissionais envolvidos nos casos.”

A série Investigação Criminal é uma produção da Medialand para o Canal A&E, tendo, em 2018, os direitos de exibição adquiridos pela nossa amada Netflix. No momento, a série está com a 8ª temporada em exibição no Canal A&E, mas na Netflix só tem até a 4ª temporada, que foi disponibilizada há pouco tempo. As temporadas têm 8 episódios de cerca de 45 minutos cada, então é algo que a gente assiste numa sentada rs. Dirigido por Beto Ribeiro, temos episódios eletrizantes e cheios de suspense e emoção, mas também temos aqueles mais lentos e cansativos. Tudo depende da forma como o entrevistado fala e expões os acontecimentos. Mas mesmo nos episódios mais maçantes, não dá pra desgrudar o olho da tela pra saber a conclusão das investigações.

Eu comecei a assistir essa série pela minha curiosidade com alguns casos que ele traz e não consegui parar até terminar. E quando terminei, não pude deixar de falar dela aqui no blog rs. Então, senta aqui e confere meus cinco motivos para assistir essa série:

1. Investigação Criminal

Esse foi um dos principais motivos que fez com que eu me interessasse pela série. Eu, que sou fã de séries policiais como CSI, Criminal Minds, NCIS, Castle, The Mentalist etc, logo me interessei por essa série quando via seus anúncios na TV. O que diferencia um pouco essa série das outras, é a forma como é contada, já que nessa, temos uma série de entrevistas com os policiais, peritos, psiquiatras e familiares envolvidos nos crimes que são falados, formando um documentário muito emocionante e esclarecedor.

2. Casos Reais Brasileiros

Esse foi outro motivo que despertou minha atenção pra essa série. Quando eu era criança, eu amava assistir ao Linha Direta, que passava na Globo, por serem casos reais. Sempre gostei de imaginar o que se passa na cabeça do criminoso. Em Investigação Criminal, temos acesso aos arquivos da polícia, vídeos e fotos das investigações, assim como os depoimentos de parentes das vítimas e profissionais envolvidos nos casos mais famosos e chocantes da nossa história. É muito interessante saber todo o desenrolar da história, desde o dia do crime, até a conclusão da investigação. Também temos as informações sobre as penas que os criminosos tiveram e  preciso dizer que o sentimento de impunidade é grande. Muitos já foram libertados e alguns já cometeram crimes novamente. A sensação de injustiça é enorme e é impossível não sentir a dor dos familiares vítimas da lei branda que o Brasil tem hoje em dia.

3. Polícia Brasileira

Eu sou uma pessoa que não me sinto segura com a polícia que nós temos hoje em dia, onde a corrupção reina em muitos lugares e ficamos sem saber em quem confiar pra pedir ajuda, quando necessário. Nessa série, eu tive uma visão mais positiva sobre o trabalho da polícia e confesso que fiquei orgulhosa com as soluções. Tudo bem que, todos os casos apresentados tiveram grande repercussão na mídia e, por isso, grande pressão em cima do trabalho deles, mas ainda assim, pude ver quão competentes e humanos, eles são. Muitas vezes, vemos apenas o lado ruim da profissão e foi bom ver o lado bom representado aqui.

4. Fortes Emoções

Quando eu assisto as séries policiais americanas, onde eu sei que os casos não são reais, eu já me emociono. Aqui, sabendo que tudo que está se passando na tela, aconteceu de verdade com alguém, me fez chorar muito mais. Várias emoções acabam presentes, mas as mais pungentes são a tristeza, a raiva e a sensação de impunidade. Vidas preciosas foram perdidas, algumas que ainda nem tinham começado, outras que ainda tinham muito para ver e, por um segundo, por causa de uma pessoa que não mede as consequências, por causa de uma psicopatia mal tratada ou apenas pela maldade no coração mesmo, acabam perdendo tudo. Vidas perdidas, famílias destruídas por coisas tão pequenas e isso tanto dói, quanto revolta quem assiste. Se colocar no lugar dos familiares, naquele momento de dor, muitas vezes sem nem saber o por quê do crime, é algo muito doloroso.

5. Mentes Criminosas

Nós também podemos conhecer os criminosos mais de perto. Psiquiatras, delegados, investigadores e peritos falam sobre o comportamento dos criminosos, traçando um perfil muitas vezes frio e psicopata. Na maior parte dos casos, temos a confissão do criminoso, por isso, sabemos do começo ao fim, todo o planejamento, a motivação e o desenrolar do acontecimento. E, mesmo quando não se tem a confissão, temos o trabalho incrível dos peritos que desenrolam toda a cena. Em vários momentos, eles falam que a cena do crime e o corpo contam pra eles o que aconteceu e eles só precisam escutar. Achei incrível o trabalho de todos os envolvidos nesses casos.

Enfim, eu indico essa série a todos que amam saber tudo sobre crimes e suas investigações, mas acima de tudo, indico para quem tem estômago. O contato com a dor dos atingidos pelas perdas é muito latente e é impossível não se sentir envolvido pela história. Prepare o lencinho, tente não sentir um desejo enorme de matar muitos dos criminosos com suas próprias mãos e aproveite essa série cheia de informações sobre os maiores crimes ocorridos no Brasil.

E aí, gostaram dos meus motivos? Se sentiram curiosos com todos esses casos? Já assiste a série e tem outros motivos para assistir? Me conta tudo aqui nos comentários. Até a próxima!linha-de-polícia-não-se-cruza-fita-amarela-20527170

14 comentários em “Cinco Motivos para Assistir: ‘Investigação Criminal’

  1. Que interessante!

    Eu acho que eu como estudante de Psicologia poderia aprender bastante com essa série porque eu sei que alguns desses criminosos são considerados psicopatas por profissionais de saúde mental (como o Alexandre Nardoni e a Suzane Von Richthofen).

    Obrigado pela recomendação! Vou adicionar à minha lista interminável de coisas para assistir kkk

    ______
    [SOBRE MIM]
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.
    ______
    🌐 Acesse: http://relatosdeumgarotodeoutroplaneta.blogspot.com
    🔔 Apadrinhe: https://www.padrim.com.br/garotodeoutroplaneta
    👍 Facebook: https://www.facebook.com/garotodeoutroplaneta/
    📷 Instagram: @garotodeoutroplaneta
    💬 Twitter: @Garotodeoutro

    Curtido por 1 pessoa

  2. Essas séries nos mostram umas coisas muito bizarras que eu fico em choque assistindo e pensando “como pode?”.
    Apesar de amar o estilo da série, tem hora que me sinto mal assistindo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Menina,
    que bom que gostou da séria Investigação Criminal. Claro que são casos midiáticos, mas mostram um pouco que há de melhor na nossa polícia brasileira. Assim, quem sabe, vamos convencendo cada vez mais como temos feito um bom serviço (apesar de nossos erros venderem bem mais jornais). Fiquei feliz q mudou um pouco sua cabeça. Já fiz um curso no FBI e um com o serviço secreto norte-americano e posso te garantir: não estamos devendo nada para eles… Mas nosso estado devendo muito para nós, policiais, e para a sociedade.
    Eu mesmo vi, e adorei vários episódios.
    Fiquei feliz com a análise 😀

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Lê! Eu já vi alguns episódios dessa série. Vejo eles de forma sortida e não seguida. Não dá, porque me sinto muito mal. Lembro de ter comentado com você que eu conheço a família do João Hélio e ver o dele acabou comigo. O da Isabella Nardoni também. Assim como o da Eloá. Acho que porque são uns que eu me lembro MUITO bem. Sobre os profissionais, eu gostei muito. Não gravei o nome, mas tem um mais gordinho e de língua presa que eu adorei, dos que tu colocou foto, aquele de gola branca, também é bem bom. Fico curiosa sempre com os próximos casos que vão entrar.
    PS: SOS, que tu gostava de Linha Direta. Se eu visse o programa, dormia muito mal. Eu só via de casos famosos, tipo o do filho da Zuzu Angel, aquele do Cesio 197 e tals rs
    Adorei a matéria. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu assistia sempre com meu pai kkkk
      Assistia morreeeeeendo de medo, mas assistia. Adoro essas coisas, apesar de saber que é errado. Deus me perdoe rs

      Curtir

  5. Olá
    Só pelo nome já quero assistir, adoro séries policiais, em especial, aqueles que são dramatizações de casos reais. Assisto bastante o A&E, já devo ter até visto algum episódio sem me dar conta. Agora na Netflix vou ver melhor

    Curtido por 1 pessoa

  6. Alguém sabe como podemos sugerir novos casos para a série? Existem três casos interessantíssimos, que aconteceram em Vitória, ES (em ordem cronológica): o caso da menina Araceli, o caso da Gabriela Chermont e o caso da menina Isabela Cassani.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s