Cinco Motivos para Assistir: “Dark’

Oi gente!! Depois de semanas sem postar nada por aqui, eu vim com uma super dica. Na sexta-feira (21/06) estreia a Segunda Temporada de Dark, a primeira série original alemã da Netflix. Ela chegou ao catálogo em dezembro de 2017 e logo já estava sendo reconhecida pelos assinantes, tanto que foi renovada rapidamente. Pena que a sequência não chegou tão rápido assim, né? Com a chegada de uma nova temporada, eu vim dar 5 bons motivos para começar a maratonar nesse feriadão. Antes disso fiquem com a sinopse e trailer da Primeira Temporada…

“Sinopse: Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar.”

A série foi criada por Baran bo Odar e Jantje Friese e distribuída mundialmente pela Netflix. A estreia foi no dia 1º de dezembro de 2017 e no dia 20 do mês já havia sido renovada devido a grande aceitação do público. De lá pra cá já tem mais de um ano, mas a estreia da segunda temporada foi marcada para o dia 21 de junho de 2019 por causa de algo que vai acontecer no primeiro episódio, ou seja, foi proposital essa espera toda. Dark já veio no formato atual das séries, ou seja, com 10 episódios de cerca de 50 minutos cada um.

A história se passa na cidadezinha de Winden, um município industrial alemão que sedia uma usina de energia nuclear que está sendo desativada. Por ser uma cidade pequena, todos se conhecem e ficam bastante chocados quando Mikkel Nielsen (Daan Lennard Liebrenz) desaparece na floresta. Isso acontece poucos dias após o pai de Jonas Kahnwald (Louis Hofmann) se suicidar deixando apenas uma carta de despedida e nenhuma explicação. A cidade está numa nuvem de luto e desespero. O policial Ulrich Nielsen (Oliver Masucci) não consegue aceitar o desaparecimento do filho e começa uma busca incessante por ele enquanto Jonas tenta entender o que levou o pai a tirar a própria vida. Dark se passa em 2019 e aí entendemos porque de deixarem a Segunda Temporada para estrear apenas agora.

Dark é uma série alemã que mistura drama e suspense. Ela é uma série super inteligente e instigante e que não deixa o telespectador sem raciocinar. Até hoje, vejo comentários de pessoas que não entenderam algumas sequências e por isso decidiram abandonar, mas não é complicada entender o enredo se você conseguir visualizar que existem várias linhas temporais diferentes e que ao convergirem podemos ver versões diferentes do mesmo personagem. Complicado? Não é, e vocês vão perceber isso quando lerem os motivos que separei e se jogarem numa maratona. Vem comigo saber os Cinco Motivos para Assistir Dark ainda hoje!!

Dark-netflix

1 – Linhas Temporais Convergindo X Viagem no Tempo

Eu comecei a falar de linhas temporais na introdução, mas vou tentar explicar um pouco mais sobre como isso é inserido na série. Estamos em 2019 quando Mikkel desaparece misteriosamente na floresta, mas de alguma forma crianças e adolescentes estão sendo assassinadas em 1986. Como isso se explica? Os moradores mais velhos de Winden se lembram de coisas estranhas que aconteceram em épocas bem diferentes e que agora parecem interligadas. Daí vem o fato de vermos um personagem em 2019, mas que aparece também na narrativa de 1953. Não tem problema, certo? Pois podemos falar como se fossem passado, presente e futuro. E até podemos, mas eu já joguei pra vocês que as linhas temporais podem convergir. E conforme isso vai acontecendo, vamos montando um quebra-cabeça gigantesco e que parece não ter fim. E só para nos deixar com mais ‘pulgas atrás das orelhas’, a série também coloca um elemento que eu amo: viagem no tempo. Entendendo que o Mikkel de 2019 pode estar em outra linha temporal, modificando seu próprio presente, entendemos uma grande parte do enredo de Dark. Mais e a viagem no tempo? Onde ela se encaixa? Isso eu vou deixar guardadinho porque se não será spoiler e vocês nem precisarão assistir né?

012-1

2 – Referências

Dark mistura vários elementos que podemos já ter visto por aí, mas não pensem que não se trata de um enredo original. Ela explora enredos que vieram antes dela e usa todos eles a seu favor. Dark bebeu na fonte dos melhores filmes e séries de terror, suspense e ficção científica e nos deu uma trama super complexa, inteligente e de tirar o fôlego. É impossível assistir ao primeiro episódio sem ser seduzido a assistir os demais. É série para maratonar e depois correr para os grupos de discussão e começar a criar teorias. Dark vai te confundir, mas não precisa ter medo que logo você vai entendo tudo e rola aquele buuuuuuuummmmm quando tudo se encaixa.

3 – Investigação

Apesar de estarmos falando de linhas temporais, viagens no tempo e até mesmo religião, não podemos esquecer que há uma investigação policial sobre os desaparecimentos. Mikkel não foi o único e a policia passa a temer que não seja o último e com isso todos os pais começam a temer que seus filhos sejam levados. A polícia tenta de todas as formas rastrear quem poderia estar sequestrando e até o porque, mas não há pistas, nada que possa ser explicado sem parecer loucura. Por se tratar de uma cidade pequena, toda essa investigação vai mexer toda a cidade. Todos passam a ser suspeitos e tentam proteger seus passados conforme a polícia avança um pouquinho em direção ao fim do mistério.

dark-charlotte-teorias-800x445

4 – Personagens

Tudo que descrevi nos leva à quatro famílias antigas de Winden e que parecem ter envolvimento em todos os acontecimentos estranhos da cidade, seja no passado, presente ou futuro. E como eu falei de linha temporal e de que é possível ver o mesmo personagem em idades diferentes, também é possível ver a evolução de cada um deles. Nenhum personagem é mais importante do que o outro, todos tem sua importância para que tudo faça sentido no final. E ainda tem a possibilidade de você não gostar de um personagem numa linha temporal e na outra já sentir empatia por ele, entender os motivos que o transforam naquele personagem que você não gostou antes. Tudo é possível em Dark, então aquele personagem bonzinho de 2019, pode não ter sido tão bonzinho no passado.

5ab3ac3e3501349201fb43b5c4ff9284

5 – Plot Twist

Dark vai te entregando pequenas coisas a cada episódio e no fim de cada um deles, o telespectador tenta ir juntando as peças e começa a acreditar que entendeu tudo. Quando isso acontecer, você volta duas casa e calcula tudo novamente porque com certeza você esqueceu de algo. É surreal perceber que chegamos ao último episódio e ainda somos surpreendidos pelo plot twist. Aquele final nos deixou roendo as unhas até 2019. Poucas séries conseguem fazer isso e por isso que Dark foi tão falada na época do lançamento.

7-motivos-para-assistir-dark-na-netflix-01

Dark é uma trilogia. Já foi confirmado que a série terá fim na Terceira Temporada, o que deixa o fandon bem satisfeito, pois entendemos que o passado (1953), presente (1986) e futuro (2019) vão convergir em algum momento, que os personagens centrais vão finalmente voltar para suas linhas temporais ou acabar com todo o mistério que envolve essa cidade e as famílias de Winden. Quem sabe o que pode acontecer né? Afinal estamos falando de Dark, uma série que além de misturar vários elementos incríveis em seu enredo finaliza tudo com uma fotografia linda e trilha sonora assustadora.

Vou deixar um teaser da trilogia e espero que vocês peguem a minha dica. Até mais ❤

10 comentários em “Cinco Motivos para Assistir: “Dark’

  1. Pelo teu post Dark é muito interessante, adoro séries que misturam tempo e te fazem ficar pensando após desligar a tv. E sendo curta, a chance de ser intensa sem perder o fôlego é maior.

    Curtir

  2. Oi,tudo bem ?

    Nossa é muito bom encontrar essa série por aqui, amo Dark e ontem maratonei a segunda temporada. Já fiz várias teorias e debati bastante kkkkkk anciosa para a terceira e última temporada.

    Curtir

  3. Olá,

    Ainda não assisti essa série, mas depois que saiu a segunda temporada, tem visto muitos comentários positivos e a vontade de assistir bateu. Amei os cinco motivos que você citou para assistir, eles me convenceram facilmente, meu único receio é que sou medrosa, então fico receosa.
    Gosto muito da questão de viagem no tempo, de investigação e os plots twists são sempre necessários para qualquer história. Arrasou no post!

    Beijos!

    Curtir

  4. Essa série está sendo bastante comentada. Confesso que não me atraiu muito de início, mas estou pensando em dar uma chance depois desse Post!

    Curtir

  5. Eu já estava ansiosíssima para que a segunda temporada fosse lançada. Gostei muito da narrativa, o enredo na primeira não deixou a desejar. Gosto de como o desenrolar da série está indo, e o fato de eles já programaram os três ciclos. Vou assistir em breve.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s