Resenha ‘A Fúria e a Aurora – Renée Ahdieh’

Oi ooooi gente! Hoje eu vim trazer para vocês a resenha de uma duologia que me conquistou desde a primeira página. Além disso, a trama se passa num ambiente longe do que estamos habitualmente acostumados. Afinal, vamos para o deserto, para conhecer uma trama inspirada na história de As Mil e uma Noites. Mas, se você não conhece, não se preocupe, vai se encantar de qualquer forma. Antes de falar mais alguma coisa, vamos a sinopse…

Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

Sherazade tem 16 anos e um plano audacioso. Ela se ofereceu como noiva de Khalid, o temível califa de Khorasan, de apenas 18 anos. Mas está determinada a ser diferente das outras que vieram tantas, ela vai sobreviver ao amanhecer e vai conseguir derrotar aquele que matou a sua melhor amiga. Essa vai ser a sua vingança. Honrar a memória de Shiva e proteger as próximas mulheres que poderiam ser vítimas desse homem.

594

E, dessa forma, ela acaba no palácio, temendo que sua vida tenha apenas horas. Só que, como disse, ela tem um plano para sobreviver ao amanhecer. Ela vai despertar a curiosidade de Khalid, ao contar histórias para ele. Mas sem contar o final, deixando apenas para a noite seguinte. E assim, ela vai conquistando tempo e o rei. Ele impede que ela seja a próxima assassinada e começa a assumir riscos.

– Uma mera bugiganga? Amor é uma força poderosa, sayyidi. Por amor, as pessoas pensam no inconcebível… e muitas vezes fazer o impossível. Eu não menosprezaria seu poder.

Isso logo desperta a curiosidade de Shazi, que precisa entender quem é aquele homem e qual o segredo que ele esconde. Khalid começa a se encantar com a linda, voluntariosa, inteligente e encantadora esposa. Tudo isso, faz com que ela começa a ter seu coração conquistado e cativado por aquele a quem deveria odiar e tudo isso vai confundindo sua mente.

Principalmente, porque Shazi tem um amor de anos, seu querido Tariq. Que está abrigando sua irmã e seu pai. Ela precisa cumprir o que foi fazer no palácio e voltar para aqueles a quem tem segurança. Só que com todo o seu sentimento nascendo por Khalid, talvez tudo acabe mudando. Mas, os outros não vão desistir dela tão fácil assim.

– Você é… extraordinária. Todos os dias penso que vou ficar surpreso com quanto você é extraordinária, mas não fico. Porque isso é o que significa ser você. Significa não conhecer limites. E viver sem limites é tudo o que você faz.

E, enquanto tem que lidar com seus sentimentos e até mesmo os de Khalid e Tariq, Shazi vai conhecendo o reino e seu problemas, além de entender que tem muito jogo político e de interesse ao seu redor, assim como pessoas muito cruéis e que queremos ver a derrocada do califa e sua esposa.

595

Vou dar um basta em falar da trama, porque em A Fúria e a Aurora, o encantamento está em ir descobrindo as coisas, os sentimentos, as verdades, assim como os personagens. Então, quero falar dos personagens e de como me senti com a trama. Começando com minha amada Sherazade. Ela é uma menina absurdamente determinada, ainda mais para apenas 16 anos. Eu me encantei pela sua força desde o momento em que a conheci. E me coloquei em seu lugar com a luta interna de amar aquele que ela considerava o assassino de sua melhor amiga e tantas outras mulheres. Mas, ela segue seu coração, ela aprende rápido as coisas, ela entende rápido que há muitos mais mistérios do que ela pode imaginar. E, tudo isso, faz com que ela evolua e se arme ainda mais para proteger o que e aqueles a quem ama.

– Se esforce mais, Shazi. Minha rainha não tem limitações. Ela não tem limites no que quer que faça. Mostre a eles.

Já Khalid é alguém que nos parece bem frio em um primeiro momento. Mas assim como Shazi, vamos nos apaixonando por ele e querendo entender quais são os seus segredos e seus medos. É muito querido o modo como ele vai se rendendo a sua amada, enquanto tenta protegê-la dos perigos que cercam sua vida e seu palácio. Também vemos o quanto ele tem que fazer jogo político com pessoas que não gostam e que o atormenta há anos, mas precisa manter a pose.

597

Temos outros personagens na trama, que vão desde a funcionários do palácio, até a família e amigos da Shazi. Mas, quero dar um certo destaque a três deles. Tariq, que é o amor de infância dela e que não está disposto a aceitar muito bem o fato dela ter se oferecido como noiva, muito menos seu envolvimento como Khalid. Honestamente, não sei se é porque ele é parte do triângulo indesejado, mas achei ele um personagem bem enjoado rs *Aqui é #TeamKhalid*. Outra que preciso falar é Despina. Ela acaba sendo a dama de companhia de Sherazade e é até engraçado a interação delas e a amizade que acaba crescendo entre as duas. Por fim, Jamal, primo do Califa e chefe da guarda. Ele também rende momentos bem engraçados na trama e podemos ver o quanto ele é fiel a família.

– Esta noite é para você fazer todas as cabeças virarem. Fazer com que se lembrem de você. Garantir que nunca se esqueçam. Você é a califa de Khorasan, e é a você que o rei dá ouvidos. Mais importante, você tem o coração dele. E o mais importante: você é uma força a ser temida quando defende o que é seu.

Eu não conhecia a escrita da Renée, mas estou completamente, absolutamente apaixonada. A ponto de já ter comprado o outro livro dela, porque né… Ela tem uma escrita hiper fluída e envolvente. A gente mal sente as páginas passarem, de tão entretidos que ficamos com a trama. Ela não fica só numa história de amor, que começa impossível. Temos uma trama que envolve política, desejo de vingança, mistérios, poder, amizade e, sim, amor. Além disso, a autora ainda trás mitologia do Oriente, com suas histórias e misticismos. Assim como personagens que evoluem e crescem durante todo o tempo. A narrativa é em terceira pessoa, nos permitindo viajar pela visão de Shazi e alguns outros, ainda que Khalid não tenha tanto destaque. E, se preparem, a trama tem um final de tirar o ar.

596

Preciso elogiar o trabalho da GloboAlt. Eles sempre tem um trabalho lindo, mas eu to tão apaixonada pela trama, que achei o conjunto muito maravilhoso. A capa lindíssima, com elementos diretos do Oriente. Por dentro, folhas amareladas, com letras e espaçamentos bons para a leitura. Também vem com um glossário, para que a gente possa entender o significado das palavras que aparecem pelo texto.

– É uma carga, Shazi. Esse segredo é um ônus que jamais quis para você. Uma vez que tenha conhecimento, não há como voltar atrás. O que quer que aconteça, sua frieza permanecerá em você. O medo, a preocupação e a culpa… eles se tornam seus também.

A Fúria e a Aurora é um livro que tem fantasia, mistério, aventura, ação e muito amor. Com uma trama que vale hiper a pena conhecer e que eu indico para qualquer pessoa, torcendo para que se apaixone tanto quanto eu. Eu só posso deixar cinco Angélicas para a história de Shazi e Khalid.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

 

8 comentários em “Resenha ‘A Fúria e a Aurora – Renée Ahdieh’

  1. Oi,tudo bem ?
    Nossa, amei esse post justamente pelo livro já fazer parte da minha lista de leitura e por ter amado conhecer um pouco mais dele pela visão de outra leitora. Gostei bastante da proposta da leitura, dos trechos ressaltados e sua nota. Com toda certeza é uma boa indicação.

    Curtir

  2. Olá!
    Da para ver que a trama conseguiu te conquistar.
    Eu já havia visto a capa desse livro no ig, que por sinal, eu acho linda, mas não conhecia a história em si.
    Fiquei curiosa a respeito do motivo das noivas do Khalid terem que ser mortas, pelo que eu li tem muito mistério por trás disso.
    Anotei a dica aqui, ainda mais por ser uma duologia, tô correndo de séries!

    Curtir

  3. Eu gosto muito de mil e uma noites, pois os contos noturnos de Sherazade revelam muito da cultura milenar. Achei bastante audacioso da autora usar um clássico como base, ao mesmo tempo um risco caso ela tenha adocicado muito a história.

    Curtir

  4. Olá Raíssa, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas é uma das que estão na minha lista de desejados. Gostei de saber que você adorou a obra e seu post falando tão bem, apenas me deixou mais animada para conferir o livro.
    Eu amo quando autores se inspiram em clássicos para tecerem seu enredo, isso acaba nos deixando com um gostinho a mais e curiosos para saber qual foi o desfecho colocado na narrativa. Realmente parece ser um livrão.
    Todos os elementos que você citou que possui na narrativa me agradam bastante, pois são coisas que adoro. Amei conhecer sua opinião, arrasou no post!

    Beijos!

    Curtir

  5. Mais um nome de livro que vai para a minha lista! Achei muito interessante… Ainda não li esta obra, mas sua resenha me fez ter muita vontade.
    Beijos!

    Curtir

  6. Confesso que ainda nao conhecia o livro mas achei super interessante a sua abordagem, pois achei super completa a sua resenha, meus parabéns já fiquei curiosa sobre esse livro. beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s