A Hora do Chá: ‘O Pretendente – Mary Balogh’

Oi gente!! Hoje tem Mary Balogh duas vezes na nossa amada coluna A Hora do Chá. A série Clube dos Sobreviventes ganhou mais um livro e junto com ele veio o conto O Pretendente. A Editora Arqueiro enviou o conto impresso para quem comprou na pré-venda e eu vim falar dele agora. Ele é bem curtinho, então antes de começar a falar mais, leiam a sinopse…

“Se as circunstâncias fossem diferentes, Philippa Dean ficaria feliz em se unir ao visconde Darleigh. Não há dúvida de que ele é um cavalheiro perfeito e reúne tudo o que os pais dela desejam: tem um título, é lindo e respeitável. O fato de ter perdido a visão apenas reforça seu poder e sua força. Mas Philippa não o ama. Seu coração já foi conquistado e só há uma decisão sensata a tomar: frustrar os planos de casamento com o visconde. Julian Crabbe está desesperado para salvar a mulher por quem se apaixonou dois anos atrás. Na época ele era um jovenzinho inconsequente e merecia o desprezo dos pais de Philippa. Mas agora tem todos os predicados de um pretendente adequado e está determinado a provar isso antes que seja tarde demais. Invadir a festa na propriedade do visconde? Ótimo. Impedir que o casal mais aguardado da temporada fique junto? Com certeza! Porque o amor não pode mais esperar.”

20190711_145001

Quem leu Um Acordo e Nada Mais conheceu Philippa Dean. Ela debutou como a mais bela da temporada e por causa disso, a família de Vincent Hunt, o Visconde Darleigh, convidou sua família para passar um fim de semana na casa de campo da família. Elas acreditam que Vincent precisa se casar e que Philippa seja uma forte candidata. O problema é que nem Vincent e nem Philipa querem esse matrimônio. Nós já acompanhamos esses dias da família Dean pela perspectiva de Vincent e sabemos que ele fugiu antes de propor casamento à Philippa.

O que não ficamos sabendo na época é que Philippa não ficará desapontada com a fuga do visconde e até mesmo tinha sua parcela de culpa para que o casamento não acontecesse. Quando os fatos são narrados por Vincent, nós percebemos o quanto ele odeia a super proteção das mulheres de sua família e Philippa é tão condescendente quanto elas. Vincent acaba testando Philippa e percebendo que ela concordaria com qualquer coisa que ele dissesse. Depois disso, Vincent foge e deixa todos preocupados com seu paradeiro.

Mas como toda história tem dois lados, nós teremos a versão de Philippa sobre os fatos. Ela realmente não está nada empolgada em se casar com Vincent e percebendo o quanto ele odeia a super proteção das mulheres da família, Philippa decide fazer o mesmo e com isso fará com que ele não a peça em casamento. Além disso, Philippa já teve o seu coração roubado, mas ela era muito jovem na época e seu pai jamais concordaria com esse relacionamento.

“Como Philippa poderia escapar de se tornar essa esposa? Como poderia estar de volta a Londres antes que Julian chegasse lá e fosse embora de novo? Será que sua carta tinha chegado a tempo, antes que ele partisse de casa?”

Agora Philippa tem 18 anos e Julian Crabbe, seu pretendente, está voltando para casa. Ela esperou por ele por dois longos anos e agora que foi apresentada à sociedade, ele poderá demonstrar seu interesse e até mesmo fazer o pedido. O problema é que o pai de Philippa não gostou de Julian na época em que se conheceram e ele terá um longo caminho até conquistar a confiança de seu possível sogro. Além disso, ele acredita que Philippa está prestes a se tornar Viscondessa Darleigh já que a família Dean tinha abandonado a temporada em Londres para ir à casa de campo de Vincent.

Sem saber o que fazer para evitar esse casamento, Julian inventa uma desculpa para visitar a família do Visconde e poder ver Philippa. Ele só não contava que o anfitrião tivesse fugido antes mesmo de fazer um pedido formal a família de Philippa e assim os Deans voltariam para Londres e continuariam a busca por um marido aceitável para ela. Agora Julian poderia ter sua oportunidade com Philippa, mostrar aos Deans que não era mais um rapazote irresponsável. Será que finalmente Phillipa e Julian viverão seu romance?

Eu vou parar por aqui porque O Pretendente é um conto bem curtinho com cerca de 45 páginas e eu não quero contar tudo. O que eu mais gostei nessa história é a chance que a autora deu para que conhecêssemos Philippa Dean e tirássemos aquela impressão ruim da personagem. Fica muito claro que ela poderia se apaixonar por Vincent se não houvesse Julian. Em vários momentos, ela menciona o fato dele ser carismático e que apesar de seus ferimentos de guerra, Vincent não perdeu o bom humor e se tornou totalmente independente.

“Se as circunstâncias fossem diferentes, Philippa Dean ficaria feliz em se unir ao visconde Darleigh. Não há dúvida de que ele é um cavalheiro perfeito e reúne tudo o que os pais dela desejam: tem um título, é lindo e respeitável. O fato de ter perdido a visão apenas reforça seu poder e sua força.”

Não é uma história tão elaborada que merecesse um livro maior, mas valeu a leitura, principalmente porque Julian é sobrinho de George Crabbe, o Duque de Stanbrook, e também seu herdeiro já que o duque perdeu o filho para a guerra. Então, além de Philippa ter tido contato direto com um dos Sobreviventes, Julian também os conhece por causa do tio. Ele realmente não era o melhor dos cavalheiros quando Philippa o conheceu, mas ao longo dos dois anos que estiveram separados, ele fez de tudo para limpar sua reputação e enfim poder se casar com a mulher que roubou seu coração.

Como eu disse no enunciado, a Editora Arqueiro liberou o conto O Pretendente apenas em e-book, mas quem comprou na pré-venda recebeu ele impresso. Ainda é possível comprar o terceiro livro, Uma Loucura e Nada mais e ganhar o conto O Pretendente impresso, mas apenas comprando no Submarino. Eu gostei que a editora teve um cuidado de fazer uma capa tão bonita quanto dos outros livros da série e a diagramação também seguiu o padrão. A narrativa é toda em terceira pessoa como geralmente acontece nos romances de época.

20190711_145156

O Pretendente pode até ser um conto a parte da história do Clube dos Sobreviventes, mas eu amei. Achei tão bonita a determinação desse casal e de como em dois anos separados, o amor só foi crescendo e o juramento de que um dia ficariam juntos nunca mudou. Vale a pena a leitura e como eu disse, é sempre bom saber os dois lados da mesma história, não é mesmo? Eu deixo minhas 4 Angélicas apenas por ele ser tão curtinho. Eu volto mais tarde com mais desse série que eu amo tanto.

CLASSIFICAÇÃO 4 ANGÉLICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s