25 Curiosidades sobre F.R.I.E.N.D.S.

Oi ooooi gente! Hoje (20) é Dia do Amigo e, por aqui, vocês sabem bem que gostamos de celebrar essas datas. Mas, dessa vez, é em um estilo um pouco diferente. Vamos aclamar uma das maiores e melhores séries de todos os tempos, a que é unanimidade entre as quatro administradoras desse blog, a que é o maior exemplo de série de amigos. Sim, obviamente, estamos falando de Friends. Eu poderia dar diversos motivos para você ver a série caso não tenha feito isso ainda, mas vou resumir em um simples: Veja, por favor! E se preparem para se sentir diversas emoções com esses 6 amigos. Mesmo depois de 15 anos do seu fim, essa turma segue conquistando uma legião de fãs. Então, confiram algumas curiosidades sobre ela.

1 – NÃO ERA FRIENDS EM PRIMEIRO LUGAR

Antes de ir ao ar em 22 de setembro de 1994, Friends teve nomes como Friends Like Us e Six of One. Além disso, o famoso Central Perk quase foi chamado de Insomnia Cafe.

2 – DIFERENÇA NO ELENCO

O único do elenco que estava certo desde o início foi David Schwimmer, porque Ross foi escrito especialmente para ele. Já Phoebe quase foi interpreta por Kathy Griffin, Jane Lynch e até mesmo Ellen DeGeneres. Chandler quase foi feito por Jon Favreau – que acabou participando da série depois, como Pete, um namorado de Monica – e Jon Cryer.
Courteney Cox seria, inicialmente, Rachel. Mas ela quis interpretar Monica, que achava mais forte.

3 – ABERTURA ICÔNICA

A gravação das cenas de abertura, onde os amigos brincava na fonte, não foi gravada no Central Park, como poderia parecer. A verdade é que ela foi feito nos estúdio da Warner Bros.

Além disso, inicialmente, o tema de abertura seria a música Shiny Happy People da banda REM. Mas, os produtores da série, David Crane e Marta Kauffman, junto de Phil Solem e Danny Wilde, do grupo The Rembrandts, compuseram I’ll Be There For You. O sucesso foi tanto que deixou a música no topo da Billbord por oito semana, em 1995.

4 – VIAGEM ANTES DE TUDO MUDAR

O diretor James Burrows convenceu todos os atores do elenco a fazerem uma última viagem antes da fama. Segundo ele “assim que o show for ao ar, vocês nunca mais conseguirão ir a qualquer lugar sem serem perseguidos”. Assim, os seis seguiram para Las Vegas e ficaram hospedados no Caesar’s Palace, onde também foram feitas as cenas dos episódios em que Rachel e Ross se casam.

5 – AS GRAVAÇÕES

Os episódio levavam cerca de cinco horas para serem completamente gravados, dando uma média de 20 minutos por cena. Além disso, os risos que ouvimos no fundo, são reais. Uma plateia com 300 pessoas assistia e acaba ajudando os diretos a perceberam se as piadas dariam certo.

Mas, se os episódios terminassem com um cliffhanger, então a plateia era retirada. Um exemplo é o final da quarta temporada, no casamento de Ross e Emily.

01.jpg

6 – SALÁRIO EM GRUPO

Diferente de muitos casos que tem findo a público, o salário em Friends não era feito de acordo com a fama do ator ou o destaque do personagem. Aqui, o elenco todo fazia acordos coletivos.

Durante a primeira temporada, cada um deles recebia U$22 mil por episódio. Três temporadas depois, o cachê já subiu para U$100 mil por episódio. Quando a décima e última temporada chegou, cada amigo recebeu U$1 milhão por episódio.

Enquanto seus contratos eram negociados, em alguns dias o elenco se organizada e abandonava as gravações, porque os executivos da rede não estavam querendo dar o aumento que era pedido.

7 – A APOSTA

O ator Bruce Willis fez uma participação na série. Ele fez o pai de Elizabeth, uma aluna que namorou com Ross. Mas, ele não ficou com o seu cachê. O motivo? Um aposta que fez com Matthew Perry, em relação a bilheteria do filme ‘Meu Vizinho Mafioso’, onde os dois atuavam.

Enquanto Perry dizia que o ficaria em primeiro lugar no seu final de semana de estreia, Willis duvidava desse feito. Mas, acabou que Matthew estava certo, então, como Bruce perdeu a aposta, ele doou, para a caridade. todo o dinheiro que recebeu pela participação na série.

8 – APENAS 4 AMIGOS?

Dói só de imaginar que o nosso amado sexteto de amigos não era o plano inicial dos showrunners. A princípio, os protagonistas seriam apenas quatro deles: Monica (Courteney Cox), Ross (David Schwimmer), Joey (Matt LeBlanc) e Rachel (Jennifer Aniston). Chandler (Matthew Perry) e Phoebe (Lisa Kudrow) seriam personagens secundários e com participações em episódios aleatórios.

9 – A FAMOSA MOLDURA

Um dos símbolos de Friends foi, na verdade, totalmente acidental. A moldura que fica no olho mágico do apartamento de Monica era de um espelho que fazia parte do cenário, mas acabou quebrando. Só que ao invés de jogar fora, o cenógrafo decidiu prender na porta.

10 – PHOEBE E MIKE

Mike (Paul Rudd) foi o namorado de Phoebe mais querido pelo público. Mas, a personagem, originalmente, se casaria mesmo era com David (Hank Azaria) no final. Só que Rudd era tão carismático, que cativou demais os espectadores e os roteiristas decidiram mantê-lo na série por mais tempo.

02.jpg

11 – MONICA E JOEY

Se Joey e Rachel já causou desespero em quase todos os fãs de Friends, imagine Monica e Joey!? No roteiro original, Monica e Joey já começariam a série juntos e teriam uma dinâmica muito parecida com a de Rachel e Ross. Mas, isso acabou mudando quando os atores foram selecionados. Courteney Cox e Matt LeBlanc simplesmente não tinha química.

12 – RACHEL E ROSS

O romance que ocupou um dos pontos centrais dos 10 anos da série, quase não ficou junto. Originalmente, Rachel não sairia do avião rumo a Paris. Os roteiristas queria que ela fosse para o novo emprego, mas acharam que os fãs ficariam muito revoltados se o casal não acabasse junto depois de tantos anos com um romance ioiô.

13 – CASAMENTO DO ROSS

Um dos momentos mais marcantes do personagem é na cena de casamento com Emily (Helen Baxendale), onde Ross acaba errando o nome da noiva em pleno altar e a chama de Rachel. Mas, o que muita gente não sabe é que isso não estava no roteiro, mas foi um erro de gravação, onde David acabou errando a fala. Os roteiristas acharam que a confusão se encaixava bem no script e acabaram mantendo a cena.

14 – A ESTÁTUA DE CACHORRO

A estranha estátua de cachorro que o Joey tinha, pertencia mesmo era a Jennifer Aniston. A atriz ganhou de presente, mas decidiu se livrar dela bem rápido. Sendo assim, ofereceu a equipe de filmagem como parte da decoração. E não apenas foi aceito, como logo se tornou símbolo cômico de algumas cenas da série.

15 – DE ‘MAD ABOUT YOU’ PARA ‘FRIENDS’

Ursulo Buffay, a irmã gêmea de Phoebe, apareceu primeiro na série Mad Abou You. Lisa Kudrow participou dos dois projetos, ao mesmo tempo, por um tempo. Então, como explicação para que a atriz aparecesse nos dois programas na mesma noite é que as personagens seriam irmãs gêmeas. Quando Jamie Buchman (Helen Hunt) e Fran Devanow (Leila Benzle), de Mad Abou You participaram de Friends, elas confundem as duas irmãs Buffay.

04

16 – O CORTE ‘RACHEL’

Uma das maiores referências de estilo na ficção, em 1990, foi Rachel. Mas Jennifer Aniston não era tão fã assim. Em entrevistas, ela já disse que odiava o corte da personagem, tão icônico e tendência nos salões que ganhou o nome de The Rachel.

E o motivo era algo até simples: “Eu simplesmente não conseguia arrumar o cabelo sozinha em casa. Precisava do cabeleireiro colado em mim o tempo inteiro”, disse a atriz em entrevista.

17 – BEIJOQUEIROS

Todos os seis protagonistas se beijaram em algum momento da série. Seja beijinhos ou beijões, eles acontecerem. Tudo isso contando os episódio que realidades alternativas eram exploradas.

18 – LISA KUDROW ODIAVA VIOLÃO

O fato de Phoebe tocar violão muito mal, pode ter rendido o sucesso Smelly Cat, mas a verdade é que muitos não entendiam porque ela insistia em seguir tocando. A verdade é que isso é uma “culpa” nas costas de Lisa. Ela odiava o instrumento e se recusou a fazer aulas para aprender a tocar. Então, os roteiristas incorporaram essa falta de habilidade à personagem.

19 – GESTAÇÕES

Em 1997, Lisa Kudrow estava realmente grávida, enquanto Phoebe fez a inseminação artificial para ajudar a gerar os filhos de seu irmão. Toda essa parte da trama foi escrita em cima da hora, por causa da gestação da atriz, que os roteiristas não quiseram esconder.

Mas em compensação, na temporada final, quem precisou esconder sua gravidez foi Courteney Cox. Afinal, Monica e Chandler não poderiam ter filhos, como já havia sido dito. Com isso, a atriz usou roupas mais largar, para disfarçar os primeiros meses de gestação.

20 – MATTHEW PERRY TINHA PROBLEMAS COM VÍCIO

O ator revelou que durante o período da série, ele enfrentou sérios problemas com álcool e outras drogas. De acordo com Perry, mesmo com a fama recém adquiria ele ainda se sentir solitário e acabou viciado em medicamentos. “Eu nunca chegava chapado no trabalho, mas estava sempre com uma ressaca horrível. No fim, as coisas ficaram realmente feias, eu não consegui esconder e todo mundo ficou sabendo”, declarou.

Inclusive, as variações de peso que o ator/personagem teve durante as 10 temporadas aconteceram por causa desse motivo.

05

21- OH MY GOD!

Todas as temporadas da série tiveram a marca registrada pela voz de Janice (Maggie Wheeler), um das primeira temporadas de Chandler que o público conhece. Até mesmo na sexta temporada, onde a atriz não apareceu em carna e osso, sua voz surge no meio de uma gravação de música em uma fita que ela havia feito para o amado.

22 – UM DOS ERROS

Durante a segunda temporada da série, os amigos se reúnem e veem gravações antigas da época da escola. Chandler fica surpreso que a Monica fosse tão gorda. Mas, na quinta temporada, é onde está o erro. Em um flashback, nos vemos que quando estava na faculdade com Ross, Chandler vai na casa dos Geller e conhece Monica gorda, inclusive, chega a comentar sobre isso.

23 – ÚLTIMA TEMPORADA SEM JENNIFER ANISTON

Friends teve as suas 10 temporadas com o sexteto principal de amigos, mas isso quase não aconteceu. Jennifer Aniston foi a última deles a assinar o contrato para a temporada final. Em 20024, ela já era a atriz mais popular do elenco e com vários trabalhos engatados. Por sinal, muito se diz que o encerramento da série partiu dela.

Outra coisa que se fala, é que ela só teria aceitado participar, caso o número de episódio fosse menor. Por isso até que a season finale é a temporada mais curta de todas.

24 – PREMIAÇÕES

De todos os seis amigos, apenas Courteney Cox nunca foi indicada ao Emmy pelo seu trabalho na série. Algo que muitos não entendem até hoje.

Lisa Kudrow é a recordista de indicações, com seis no total. Em seguida, vem Jennifer Aniston, que concorreu cinco vezes. Ambas ganharam apenas uma vez, mas nunca chegaram a disputar o prêmio entre si. Afinal, Aniston concorria como Atriz Principal e Kudrow como Atriz Coadjuvante.

Matthew Perry e Matt LeBlanc também chegaram a concorrer como Ator Principal, uma e duas vezes, respectivamente. David Schwimmer foi indicado uma vez apenas e como Ator Coadjuvante.

25 – UMA PEQUENA LEMBRANÇA

Além da amizade forte que se mantém entre Jen, Court e Lisa, os atores levaram uma lembrança da série que terminou. Quando as gravações de Friends foram finalizadas, cada membro do elenco recebeu um pedaço da calçada do lado de fora do Central Perk como recordação.

07.jpg

Esperamos que vocês tenham curtidos essas curiosidades e que você amem essa série tanto quanto a gente! Feliz Dia do Amigos para vocês e até a nossa próxima material especial ❤

 

 

 

 

3 comentários em “25 Curiosidades sobre F.R.I.E.N.D.S.

  1. Nunca assisti, nossa! Parece que esta temporada é boa, hein??? Eu adoro esse tipo de gênero, devido a essas curiosidades sobre Friends, fiquei bastante curiosa para assistir essa série, vou assistir agora mesmo! Continuem assim.
    TeamJulianaHolanda

    Curtir

  2. Nunca assistir Friends, mas por ser uma série tão famosa e querida, as vezes dá uma curiosidade para saber se é tudo isso que dizem. O problema é que são tantos episódios e me falta tempo kkk.

    Interessantes algumas curiosidades que você trouxe! :3

    Curtir

  3. Eu assisti muito essa série na minha infância e não conhecia nenhuma dessas curiosidades. A curiosidade que mais me deixou surpresa foi do fato que eu sempre achei que a abertura com a fonte era gravada em algum lugar externo, e não no estudio. Ótimo post! Bjus

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s