Resenha: ‘Corações Quebrados – Sofia Silva’

Oi gente!! Hoje é dia de falar de um livro tão importante, principalmente quando falamos de #SetembroAmarelo. Corações Quebrados da amada Sofia Silva e publicado pela Editora Valentina aborda a depressão que pode surgir após uma grande perda. Ele nos mostra pessoas quebradas e que desistiram de viver. Aqui vamos conhecer Emília e Diogo e como a clínica mais uma vez tem participação tão ativa nos livros dessa série. Mas antes disso, leiam a sinopse…

“CORAÇÕES QUEBRADOS aborda a depressão, o luto e a deficiência física. Entre as dores da perda e a incapacidade de seguir em frente, Emília vive os seus dias numa clínica. Está estagnada. É nesse inferno pessoal que ela conhecerá Diogo, alguém que também foi vitimado por uma tragédia. Será que é possível dois corações quebrados encontrarem a felicidade? Numa sociedade onde a nossa aparência continua a valer mais do que a essência, é difícil continuar a jornada da vida quando tudo nos é arrancado. Passamos os dias a olhar a capa das pessoas. Julgamos sem compreender que nunca conheceremos totalmente uma história sem ler cada página. Sem compreender o seu início, meio e fim. Duas pessoas fisicamente distantes. Dois corações quebrados pela vida. Dois sotaques que se misturam entre a dor, o riso e o amor. Por isso, olhem sim a capa de cada pessoa, mas virem a página.”

20190924_140340

Emília era uma jovem cheia de expectativas. Estava prestes a se casar com o amor da sua vida, tinha uma família amorosa e ainda teria a profissão que sempre sonhou. Em um minuto tudo mudou. Ela perdeu tudo que tinha e apesar de estar viva é como se ela tivesse morrido naquele acidente junto com os pais, os irmãos gêmeos e a sua égua que era mais do que um animal de estimação. Emília acordou sem a família e ainda com uma notícia que abalaria toda a sua vida. Mas ela poderia superar, afinal, ela ainda tinha seu noivo. Só que Lucas deu o golpe final quando terminou seu relacionamento com Emília.

Hoje, Emília vive na clínica da tia, Rafaela. Mas a palavra sobrevive se encaixaria melhor para definir Emília. Ela até participa das sessões de fisioterapia, por causa da deficiência causada pelo acidente, e terapia, mas ela já não tem aquela força de viver que tinha antes. Ela se sente feia e não avança na terapia. É na tentativa de ajudá-la que Rafaela entra em contato com um antigo colega para que Emília comece a conversar online com uma pessoa que também passou por um trauma muito grande. Assim ambos poderão se ajudar.

“Infelizmente na vida nada é preto ou branco, e neste momento não há alguém melhor para compreender um pássaro ferido do que outro que já teve as asas quebradas.”

Diogo é um português que viu todos seus companheiros morrerem no campo de batalha. Somente ele sobreviveu e isso ficou marcado nele. Meses depois, ele começa a fazer terapia com o Dr. Leonardo, e mesmo avançando, seu terapeuta acredita que ele possa fazer mais por ele e por outras pessoas. É por isso que Leonardo, acredita que as conversas entre Diogo e Emília serão benéficas para os dois. Inicialmente Diogo não vê sentido nisso, mas ele tem um coração gigante e acaba aceitando conversar online com Emília.

Diogo e Emília passam a conversar diariamente num chat supervisionado por seus terapeutas, mas enquanto Diogo é aberto para falar do que aconteceu com ele, Emília entrega migalhas sobre seus traumas. Só que Diogo não desiste e com o tempo vai conquistando um pouco da confiança dela e assim ambos se tornam amigos. Aos poucos Diogo vai descobrindo o quanto Emília pode ser divertida e ela vai descobrindo o quanto Diogo é aventureiro.

“Se eu conversar com essa Emília, o que ambos ganharemos com isso?”

Essa amizade logo vai se tornando algo mais, mas Emília ainda tem muitos segredos e seus traumas e deficiência a impendem de voar e querer uma vida feliz após o acidente. Ela não quer que Diogo a veja como uma pessoa quebrada e acaba encerrando o relacionamento deles com um último email. Diogo fica transtornado e com a ajuda de Leonardo, que além de terapeuta virou um amigo, ele vem para o Brasil. Só aí ele toma conhecimento da extensão dos traumas e das marcas físicas que o acidente deixou em Emília.

Com Diogo vivendo no Brasil, ele vai passar todo os dias querendo ajudar Emília sair do casulo autoimposto. Não vai ser uma caminhada fácil, mas Diogo é persistente e acredita que Emília conseguirá voar assim que estiver pronta. Ele não força, ele não cobra, ele permite que ela dê seus passos em direção à felicidade e mostra que o final, ele estará lá esperando por ela.

“Metade do dia eu sinto que sou uma boneca com quem a vida brincou de maneira tão bruta que chegou a arrancar um pedaço, para depois me jogar num canto, imprestável.” 

Corações Quebrados nos apresenta a história de Emília e Diogo, duas pessoas que estavam distantes física e emocionalmente, mas que se encontraram e juntos começaram a se curar. Não vai ser nada fácil, pois Emília viveu por muito tempo com depressão, então não será do dia para noite que ela vai começar o processo de cura. Em muitos momentos, ela vai precisar de apoio e compreensão e é aí que esse homão da p**** entra. Diogo é um personagem apaixonante demais. Ele será fundamental para o processo de cura de Emília, mas ele sempre frisa que isso tem que partir dela e somente dela.

E como Diogo entende a dor dos outros, ele não ajuda somente Emília, mas temos a introdução de outros personagens e uma participação mais ativa de personagens que só tinham aparecido rapidamente em Sorrisos Quebrados. Dra. Rafaela, idealizadora da clínica e tia de Emília, aparece muito mais em Corações Quebrados e ficamos sabendo que ela tem um passado em comum com Dr. Leonardo, o terapeuta de Diogo. E como se isso já não fosse mega importante, a história deles dois é introduzida aqui para ser desenvolvida no próximo livro, Destinos Quebrados. E é claro que tem dedo de Diogo nesse reencontro deles rs

“Ninguém é completamente feliz se já conheceu o amor verdadeiro e depois o perdeu.”

Diogo também nos faz começar a amar dois irmãos que já foram feridos demais pela vida: Liefde e Cauê. Liefde é portadora de Síndrome de Down e foi abusada sexualmente pelo próprio pai. Cauê, que já era um pouco mais velho do que a irmã, os salvou fugindo do mostro que deveria protegê-los. O problemas é, como duas crianças vão sobreviver sozinhas? Cauê faz coisas que hoje se envergonha para Liefde tivesse o que comer. Hoje, ambos vivem na clínica e Cauê se fechou para o mundo e não conta o que realmente aconteceu com eles. É Diogo quem vai dar um passo em direção ao mundo sombrio de Cauê e que vai começar a resgatá-lo. Cauê, é o personagem principal de Heróis Quebrados, o quarto livro da série, e que será publicado em 2020. Já amo e já quero proteger esse menino.

Cada livro da série aborda um tema complicado. Em Corações Quebrados, Sofia Silva abordou a depressão, estresse pós-traumático e o luto. Além disso nos deparamos com o fato da sociedade ter um padrão de beleza que uma pessoa com deficiência jamais poderá alcançar. Em vários momentos Emília fala sobre não ser tão bela como era antes e que um dos motivos para que o noivo a tenha deixado foi exatamente esse. Ela tem cicatrizes enormes devido ao acidente e acredita que quando Diogo as vê, vai abandoná-la também. Lucas só aumentou a dor de Emília ao abandoná-la como fez e Diogo veio para mostrar que a beleza das atitudes dela sempre seriam mais belas do que um corpo bonito.

“Ele não é a metade que me faltava; é o tudo que eu precisava.”

Corações Quebrados é narrado pelos dois personagens, mas em sua grande maioria é feita por Diogo e eu só digo uma coisa: preparem-se para se apaixonar por um homem que tinha tudo para ter se fechado para vida, mas não só decidiu viver como decidiu que gostaria de viver com quem ama. Não pense que ele será o salvador de Emília, pois apesar dele querer muito que ela se cure, ele frisa o tempo todo que esse passo tem que ser dado por ela. Ah e como Emília crescer na história. É lindo vê o processo de amadurecimento da personagem.

A edição desse livro é tão bonita que a gente pega o livro e fica um tempão admirando. Uma história tão poética merecia uma capa tão delicada. Eu acho que o amor por essas histórias já começam pelo trabalho que a Editora Valentina emprega em cada edição. A diagramação é super bonita com fonte e espaçamento confortáveis para leitura. Sem falar que Sofia tem uma escrita fluida e que trás assuntos super necessários. É falar de problemas reais com sutileza e dar voz para para tantas pessoas que estão vivendo a depressão neste momento.

20190924_140311

Corações Quebrados não deixou a desejar em nenhum momento e por estarmos no mês de prevenção ao suicídio, é essencial destacar como os relacionamentos positivos podem ajudar uma pessoa que está em depressão. Infelizmente, ele é o mau do século e são milhares de pessoas ao redor do mundo passando pela mesma situação. Segundo a OMS, o Brasil é o país da America Latina com o maior índice. Já são 9,3% da população vivendo situações de desespero. Sofia Silva nos deu uma história carregada de dor, mas que foram extremamente necessárias.

“A realidade é que muitas pessoas não evoluem por estarem presas ao passado, pois todos os ‘e se’ são isso, linhas invisíveis que nos amarram a uma época, impedindo que caminhemos no presente em direção ao futuro.”

Indico Corações Quebrados de olhos fechados. Os problemas nos são apresentados logo no início da história e a gente vai lendo com uma sede de descobrir como eles darão a volta por cima. Eu senti falta de ter mais sobre a história de Diogo antes do trauma, pois basicamente nos prendemos na superação de Emília. Enfim, não é nada que me faça desgostar do livro, até porque eu amei, mas Sorrisos Quebrados ainda é o meu preferido. Deixo minhas 4 Angélicas e eu volto em breve para falar de Destinos Quebrados. CLASSIFICAÇÃO 4 ANGÉLICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s