Resenha: ‘Depois da Tempestade – J. Lynn Bailey’

Oi gente! A resenha de hoje é de um livro que foi me conquistando a cada capítulo. Não é uma história fácil, pois aborda temas muito importantes e difíceis de lidar. Você vai lendo e quando acaba, fica aquela reflexão de como resolveria os problemas da Livia, aos 17 anos, e sofrendo a maior perda de sua vida. Ficaram curiosos? Então leiam a sinopse que eu já te conto um pouco mais…

“Uma história forte e bonita sobre luto, amor e persistência.
Quando Livia Stone perde de forma repentina Jasper, seu irmão gêmeo, ela precisa aprender a viver sozinha. Enquanto enfrenta a tragédia e começa um caminho para a autodestruição, Daniel entra em sua vida. No momento em que ela mais precisa.
Depois da tempestade é uma história tocante, relevante e comovente sobre sobrevivência, coragem e compaixão em que os leitores irão chorar, rir e, acima de tudo, debater os problemas que afetam a vida de pais e adolescentes em uma jornada de esperança e perdão.”

Livia Stone era apenas uma adolescente normal, mas tudo mudou quando seu irmão gêmeo, Jasper, morre numa terrível tragédia. Ela nunca soube o que era ser apenas a Liv, estava acostumada a fazer parte de uma dupla, como se só funcionasse se tivesse sua outra metade, mas agora teria que aprender a ser filha única e viver sozinha. Depois de mais de um mês afastada da escola, Liv tem que retornar, mas não tem a minima noção de como fazer isso sem sentir falta de Jasper em cada momento.

IMG_20200609_152203 (1)

Liv já não é mais a mesma e está se tornando alguém que nem ela mesma reconhece. Ela mente, se necessário, e está sempre em buscar de maneiras de aliviar sua dor. Primeiro vieram os remédios, calmantes para aliviar sua mente, mas ela se viciou. E agora passou para o álcool. Sem contar que tanto ela quanto o melhor amigo de Jasper, Simon, estão se usando para curar seus próprios corações feridos. O caminho de autodestruição está traçado e apesar de reconhecer que está cada vez mais no fundo do poço, Liv não consegue ter forças para sair.

Mas parece que no fundo do poço há uma luz e ela se chama Daniel. Ele acabou de se mudar para cidade e apesar de parecer calmo e tranquilo, também está lidando com sua própria dor. Liv se sente atraída por ele, não apenas fisicamente, mas como se Daniel enxergasse seu coração frio e quisesse trazê-la de volta. Apesar de querer muito se ver livre de toda a tristeza, Liv não sabe como fazer isso e nem tem forças para tentar.

“A tragédia da vida não é a morte, mas o que deixamos morrer dentro de nós enquanto vivemos.”

Não pensem que Daniel será o anjo salvador de Liv porque não será. Ele será apenas uma das muitas pessoas que estarão ao lado dela. Mais o caminho de Liv será longo e tortuoso. A começar com suas relações familiares. Sua mãe está travando sua própria batalha, que não consegue enxergar o quanto Liv mudou. E com a volta de seu pai, as coisas mudam mais ainda, já que eles não tinham um bom relacionamento bem antes de Jasper morrer.

Uma família já despedaçada tenta juntar seus pedaços e conseguir respirar após a tragédia que os mutilou, mas Liv ainda não tinha chegado realmente no fundo do poço e quando isso acontece, ela finalmente terá que escolher qual caminho trilhar e quais escolhas podem despedaçar mais ainda, tanto ela quanto sua família. Liv é uma adolescente perdida na dor que esqueceu totalmente quem era e quais eram seus sonhos.

“Luto é sofrimento, Livia. Todos nós o carregamos. Varia de pessoa para pessoa. Algumas o escondem. Outras, o vivem. E muitas fogem dele.”

Depois da Tempestade é uma história brutal sobre como as pessoas encaram o luto. Livia sempre foi irmã gêmea e partilhou aquela cumplicidade comum entre os gêmeos, então, quando Jasper é levado tão cedo, ela não sabe como superar. Só que ela não está sofrendo sozinha. As pessoas ao redor estão sofrendo junto com ela. Sua mãe sempre demonstrou preferir Jasper e ele conseguia manter o relacionamento das duas equilibrado, mas, sem ele, ambas não sabem como manter essa relação.

Com o pai a história é bem pior. Ele tem um histórico de alcoolismo e abandonou a família quando Liv era muito pequena. A volta dele não muda nada para ela, que só consegue sentir raiva por ele está ali. Ela não entende que mesmo que o pai tenha cometido tantos erros no passado, ele tem o direito de estar ali e sofrer o luto pelo filho. Ela não liga para a dor de ninguém, então faz de tudo para aliviar sua própria dor e esquecer que a perda não foi apenas dela.

“Tivemos esse problema inexplicável de comunicação pela maior parte da minha vida, mas sei que, neste momento, ela quer que meu mundo esteja certo. E a verdade é que ela não pode consertá-lo. Ninguém pode.”

Essa história aborda tantos assuntos que a gente se sente parte dela e vai tentando encarar cada dificuldade junto com a Liv. Em vários momentos, eu tive sentimentos controversos, pois entendia a dor dela, pra depois querer gritar com ela a cada escolha errada que fazia. É um enredo que nos mostra as várias etapas do luto e de como cada um tem a sua maneira de passar por isso. Não é fácil perder alguém que amamos, então não é fácil chegar ao ponto de dizer que dói um pouco menos que ontem. E como se o luto já não fosse difícil, temos a dependência química sendo abordada.

Daí vocês devem estar se perguntando, mas cadê o Daniel nessa história? Ele aparece bastante, em várias passagens diferentes, mas o romance não é o ponto principal desse livro. É legal ver a Liv se abrindo para um relacionamento saudável, mas Daniel não estar lá para salvá-la. Ele também tem suas dores e acabam se unindo por reconhecerem que ambos precisam de apoio naquele momento. Sua amiga, Cao, também estará ao lado de Liv e gostei bastante da autora inserir uma personagem de outra etnia na história. Ela é chinesa, adotada por uma família americana, e teremos várias interações dela com a mãe sobre como Cao precisa ter mais acesso a cultura chinesa.

“Não posso te dizer o que fazer, Liv. A única coisa que posso dizer é que meu coração nunca mais será o mesmo depois de conhecê-la.”

O que me fez amar mais ainda esse livro foi o fato da autora ter trazido temas reais para serem discutidos. A J. Lynn Bailey passou por uma situação bem parecida com a de sua personagem, então através da história de Liv, ela nos contou parte de sua própria história. Além disso, anexou histórias reais, como a do incêndio da boate Kiss e tantas outras tragédias, para debater o fato de não sermos os donos de nossos destinos, de como não podemos mudar algo que estejamos destinados.

Depois da Tempestade chegou ao Brasil pela nossa parceira Editora Bookmarks e elas estão de parabéns pela edição lindíssima que fizeram. A minha leitura foi do ebook, mas não posso deixar de comentar como essa capa é maravilhosa. A edição está a venda e eu já garanti o meu exemplar. A narrativa da J. Lynn Bailey é bem interessante e como foi a minha primeira experiência, eu já fiquei encantada. Espero sinceramente que venham mais livros da autora para o Brasil.

IMG_20200609_152640 (1)

Eu não vou me estender mais, pois acredito que começarei a liberar spoilers. O que posso dizer é que Depois da Tempestade é um livro sobre como um momento pode mudar tudo. Liv sofreu e sucumbiu a essa dor das piores maneiras possíveis, mas soube quando e como pedir ajuda. O processo de cura de Liv levou bastante tempo e foi com muitos obstáculos, mas a maior lição ficou no fato de que cada pessoa tem sua própria maneira de passar pelo luto e que nem sempre será bonito. Eu terminei a leitura com aquela sensação de que tinha passado por tudo aquilo junto com a Liv e amo livros que me carregam dessa maneira para entro da história. Enfim, deixo aqui minhas 5 Angélicas.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

2 comentários em “Resenha: ‘Depois da Tempestade – J. Lynn Bailey’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s