Sessão de Filmes ‘Dia das Mulheres’

Oi ooooi gente! Hoje é dia 08 de março, em que celebramos o Dia Internacional da Mulher! A ideia de uma celebração anual surgiu em 1909, depois que o Partido Socialista da América organizou o dia da mulher em 20 de fevereiro, numa jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. No ano seguinte, foi sugerido que p evento fosse anual, ainda sem uma data definitiva. A primeira vez que o 08 de março foi utilizado foi em 1917, ainda na Rússia Imperial, como protesto contra o desemprego e a péssimas condições de vida no país. Mas só em 1975 a ONU oficializou a data e ela é comemorada em mais de 100 países, como um dia de protestos por direitos e celebração do feminino. Mas, existem aqueles países em que a data é completamente ignorada.

O Além é um blog feito por três mulheres com ideais feministas, que valorizam as mulheres e que tem o prazer de ter esse público como o nosso alvo, ainda que tantos homens apareçam por aqui também. Mas, é claro, que essa data não poderia passar em branco. Então, resolvemos escolher alguns filmes que, de alguma forma, exaltam o caminho da mulher em busca de seus objetivos. Para as lindas guerreiras que nos acompanham, feliz dia. Nós merecemos!


CAPITÃ MARVEL (2019)

Sinopse: Em Capitã Marvel, Carol Danvers (Brie Larson) é uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, que, sem se lembrar de sua vida na Terra, é recrutada pelos Kree para fazer parte de seu exército de elite. Inimiga declarada dos Skrull, ela acaba voltando ao seu planeta de origem para impedir uma invasão dos metaformos, e assim vai acabar descobrindo a verdade sobre si, com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e da gata Goose.

Onde assistir: Disney+.

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (2017)

Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Onde assistir: Telecine Play.

FALAS FEMININAS (2021)

Sinopse: O especial do Dia Internacional da Mulher aborda trajetórias de cinco mulheres, que representam o país em sua diversidade social, racial e religiosa e discute dilemas femininos atuais.

Onde assistir: Globoplay.

JOY: O NOME DO SUCESSO (2016)

Sinopse: Criativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Onde assistir: Disney+.

LEGALMENTE LOIRA (2001)

Sinopse: Elle Woods (Reese Whiterspoon) é uma garota que tem tudo que possa querer. Ela é a presidente da fraternidade de onde estuda, Miss Junho no calendário do campus e, além disso, uma loira natural. Elle ainda namora o mais bonito garoto de seu colégio, Warner Huntington III (Matthew Davis), com quem inclusive planeja se casar no futuro. Mas Elle tem um problema que incomoda Warner: ela é fútil demais! Até que, quando Warner vai estudar Direito na Universidade de Harvard, ele passa a namorar uma nova garota (Selma Blair) e decide largar Elle, que não se dá por vencida e decide estudar a fim de também passar para o curso de Direito e ainda por cima provar sua inteligência.

Onde assistir: Telecine Play e Amazon Prime Video, através dos channels.

MOXIE: QUANDO AS GAROTAS VÃO À LUTA (2021)

Sinopse: O que acontece quando se junta uma garota de uma cidade pequena do Texas com o movimento feminista? Uma revolução! Inspirada pelo passado da mãe como Riot Grrrl, antiga integrante do feminismo punk dos anos 90, Vivian (Hadley Robinson) decide começar uma mobilização na própria escola. O filme é baseado na obra homônima de Jennifer Mathieu.

Onde assistir: Netflix.

MULAN (2020)

Sinopse: Em Mulan, Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.

Onde assistir: Disney+.

O ESCÂNDALO (2019)

Sinopse: As funcionárias da Fox News denunciam a cultura de masculinidade tóxica da empresa de mídia norte-americana, levando à queda do magnata Roger Ailes (John Lithgow).

Onde assistir: Amazon Prime Video.

2 comentários em “Sessão de Filmes ‘Dia das Mulheres’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s