Sessão de Filmes ’11 de Setembro’

Oi ooooi gente! Geralmente, trazemos temas mais animadores para a Sessão de Filmes, ou qualquer nome que a gente dê para as matérias de filmes e séries, mas hoje não poderia deixar de citar aquele que foi o primeiro grande marco do século 21. Nesse sábado, 11 de setembro, completam 20 anos desde os atentados terroristas nos Estados Unidos, que se tornaria o maior ataque a seu território, desde o bombardeio à base de Pearl Harbor, na segunda guerra mundial.

A verdade é que a maioria de nós tem uma lembrança daquele dia, mesmo sendo novos. No meu caso, eu tinha apenas oito anos, mas me lembro perfeitamente daquela manhã de terça. Assim como todo o susto e caos que surgiram após dois aviões se chocarem contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Manhattan. Logo viriam mais notícias sobre um caindo sobre o Pentágono e outro em uma área desabitada da Pensilvânia. Ao todo, foram quase 3 mil pessoas foram mortas, além dos 19 sequestradores. Tudo isso deu início da Guerra ao Terror, onde o EUA invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que deu abrigo aos homens da Al-Qaeda, além de começar a longa caçada a Osama Bin Laden, que foi morto apenas em maio de 2011. No último mês de agosto, depois de 20 anos, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Afeganistão.

É difícil imaginar quem não conhece essa tragédia, de tão grandiosa que foi. Seja pelos motivos de 2001, ou até pelo o que está acontecendo por agora, mas as artes também estão envolvidas com várias produções para contar os mais variados de vista. Entre filmes, séries e documentários, entre tramas fictícias e reais, a história desse dia tão marcante vem sendo apresentada até hoje, inclusive com materiais inéditos. Então, espalhados entre os vários serviços de streamings existentes, trouxemos 11 opções que ajudam a entender aquele dia tão marcante.

11/09 – A VIDA SOB ATAQUE (2021)

Sinopse: Um relato único, comovente e vívido do dia que mudou o mundo moderno. Este filme conta histórias nunca antes reveladas, criadas por meio de uma tapeçaria de vídeo e áudio inéditos.

Onde assistir: Globoplay.

A HORA MAIS ESCURA (2013)

Sinopse: Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

Onde assistir: Netflix.

À SOMBRA DAS TORRES: O 11 DE SETEMBRO EM STUYVESANT

Sinopse: Quando as torres gêmeas foram atacadas em 11 de setembro de 2001, os alunos tinham acabado de começar o dia na escola Stuyvesant, a alguns quarteirões de distância. Com base no acesso íntimo a oito testemunhas oculares, o documentário oferece uma perspectiva única sobre este trágico dia. O documentário mostra imagens do ataque com entrevistas convincentes com os estudantes, que, quando jovens, viram-se fugindo de destroços no coração da zona de perigo e enfrentando uma viagem angustiante para casa. Agora os adultos, muitos de famílias de imigrantes, falam com sentimento sobre a reação contra as comunidades minoritárias que se seguiram ao ataque e as profundas amizades com os colegas de classe que os conduziram. Uma história sobre como era ser um jovem no marco zero, o filme explora as maneiras pelas quais o 11 de setembro moldou a vida desses alunos e continua a moldar o mundo hoje.

Onde assistir: HBO Max.

AS TORRES GÊMEAS (2006)

Sinopse: 11 de setembro de 2001. Will Jimeno (Michael Pena), integrante do Departamento da Polícia Portuária, parte para mais um dia de trabalho. O sargento John McLoughlin (Nicolas Cage), veterano do Departamento, já estava acordado há algumas horas, em decorrência de sua ronda diária de uma hora e meia até a cidade. Jimeno, McLoughlin e seus colegas partem para o centro de Manhattan, como se fosse um dia qualquer. Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local do ataque. A 1ª equipe a entrar na torre não-atingida é composta por 5 homens, entre eles Jimeno e McLoughlin. Porém enquanto eles estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes da torre em chamas, um 2º ataque terrorista atinge o World Trade Center, exatamente no prédio que ainda não tinha sido atingido.

Onde assistir: Netflix.

GUERRA AO TERROR (2010)

Sinopse: JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

LEMBRANÇAS (2010)

Sinopse: Nova York. Tyler Roth (Robert Pattinson) é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. Ele divide um apartamento com Aidan (Tate Wellington) e com ele sai para uma boate. Ao deixar o local, Tyler se intromete em uma briga. Neil Craig (Chris Cooper), um policial traumatizado pelo assassinato de sua esposa dez anos antes, é chamado ao local. Ele libera Tyler e Aidan mas, após uma provocação de Tyler, lhe dá uma surra e manda prendê-lo. Dias depois, Aidan descobre que Ally (Emilie de Ravin), a filha de Neil, estuda com eles. Ele propõe a Tyler que tente conquistá-la, para se vingar. Inicialmente relutante, Tyler aceita a proposta. Só que, aos poucos, se apaixona por Ally.

Onde assistir: Amazon Prime Video e Telecineplay.

O HOMEM MAIS PROCURADO DO MUNDO (2013)

Sinopse: A CIA realiza uma operação conjunta com os SEALs, as forças especiais do exército norte-americano, que estão em pleno Paquistão. O grupo está atrás de pistas que possam levá-los à localização do inimigo número um dos Estados Unidos: Osama Bin Laden, considerado o mentor dos atentados terroristas ocorridos em território americano em 11 de setembro de 2001.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

PONTO DE VIRADA (2021)

Sinopse: Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror é uma série documental original da Netflix e acompanha os ataques terroristas lançados contra o World Trade Center pela Al-Qaeda em setembro de 2001. O documentário explora desde as origens da organização terrorista na década de 1980 até a violenta resposta dos EUA no Oriente Médio depois dos ataques.

Onde assistir: Netflix.

QUANTO VALE? (2021)

Sinopse: Em Quanto Vale?, Ken Feinberg (Michael Keaton) é um advogado que precisa aprender o verdadeiro significado de empatia quando se depara com uma tarefa quase impossível: determinar como compensar as famílias que sofreram perdas incalculáveis como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001. Baseado em uma história real.

Onde assistir: Netflix.

THE LOOMING TOWER (2018)

Sinopse: Um olhar sobre a rivalidade entre a CIA e o FBI e os eventos que antecederam a tragédia de 11 de setembro de 2001 e o início da Guerra ao Iraque. Membros do Esquadrão I-49 em Nova York e Washington, D.C. são acompanhados enquanto viajam pelo mundo em busca de informações, enquanto tentam impedir um ataque iminente aos Estados Unidos.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

VÔO UNITED 93 (2006)

Sinopse: Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.

Onde assistir: Telecineplay.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s