A Hora do Chá: ‘Uma Aposta Irresistível – Tessa Dare’

Oi gente! Hoje é dia de chá e eu amo todas as vezes que trago algum livro da Tessa Dare para esta coluna porque é certeza de boa leitura e dessa vez não foi diferente. Uma Aposta Irresistível é o terceiro livro da série Girls Meets Duke e confesso que era um dos que mais esperava já que Lady Penélope, eu diria, que é mais desajustada entre as amigas. Ela já me arrancou boas gargalhadas nos livro anteriores, então fiquei muito animada para finalmente conhecer quem realmente é a jovem dama. Mas antes de mais nada, eu vou deixar um AVISO DE GATILHO, pois essa história aborda um tema delicado. Enfim, fiquem com a sinopse que já conto mais sobre o livro…

“Penny Campion é uma jovem nobre, filha de um duque, que não quer conviver com a alta sociedade, preferindo ficar em casa cuidando dos seus animais de estimação. É uma mulher leal e caridosa, sendo incapaz de encontrar uma criatura vulnerável sem a levar para casa. Contudo, sua tia quer que ela participe de eventos sociais e se livre dos animais a todo custo. Caso contrário, Penny terá de viver afastada, no campo, com o intransigente irmão. Gabriel Duke é um milionário que compra a casa ao lado da de Penny por saber que esta, como futura duquesa, poderá valorizar a propriedade dele. Ele é conhecido como o Duque da Ruína, pois é especialista em arruinar nobres. Quando enfim descobre que Penny corre risco de ser mandada para longe, Duke se oferece para a ajudá-la. É então que Penny percebe que por trás de um homem aparentemente cruel existe um coração ferido. Agora, em vez dos seus amados animais, é Duke que ela deseja salvar.”

Lady Penélope Campion, para os íntimos Penny, é filha de um conde e como uma nobre de boa família poderia circular pela alta sociedade, mas escolheu não fazer e prefere viver tranquilamente na companhia de seus animais resgatados. Desde o baile de seu début, há 10 anos, Penny se esconde dos eventos sociais e acabou se tornando uma solteirona. Não que isso a incomode, mas é claro que não é a vida que sua família escolheu para ela. Sendo assim, seu irmão, que toma conta de todos os bens da família já que seus pais vivem na Índia, decide que ela voltará a viver na casa da família no interior da Inglaterra.

IMG_20210923_141423

Penny não recebe essa notícia muito bem, então pede ajuda da tia para conseguir persuadir seu irmão a deixá-la em Londres. Ela só não contava que a tia também fosse fazer suas exigências para ajudá-la. Ela tem um mês para começar a circular pelos eventos sociais, aparecer nas colunas de jornais e mais importante, se desfazer de todos os animais resgatados. Penny não tem ideia de como vai fazer tudo isso em tão pouco tempo, ainda mais porque ela não recebe nenhum convite há muito tempo. Nem mesmo os casamentos de suas amigas lhe colocaram em evidência novamente, então a moça não vê como poderia ganhar essa aposta com a tia. Sem falar que encontrar um lar para todos os seus animais seria muito complicado.

Mas eis que surge seu vizinho, Gabriel Duke, um homem conhecido como o Duque da Ruína, pois fez fortuna arruinando nobres. Ele comprou a propriedade ao lado da casa de Penny na esperança de renová-la e vender por uma boa quantia, pois os novos ricos pagavam verdadeiras fortunas para viver ao lado dos nobres. Gabe comprou a casa justamente por ter uma lady vivendo ao lado, mas quando ele fica sabendo da possível mudança da moça, ele decide ajudá-la e assim não perder seu investimento. Não tem erro: ele quer vender a propriedade dele e Penny quer continuar morando em sua casa, então a atração que sentem não vai interferir em nada, certo?

“Penny acreditava em muitas coisas. Ela acreditava que estudar era importante, que livros eram vitais, que as mulheres deveriam ter direito de votar e que, lá no fundo, a maioria das pessoas era boa. Ela acreditava que todas as criaturas de Deus – humanas ou não – mereciam amor.”

É claro que tem tudo para dar errado, pois apesar de estarem unidos no mesmo objetivo, cada um enxerga a situação de maneira diferente. Penny é uma alma gentil e caridosa e que quer encontrar lares seguros para seus amados resgatados enquanto Gabe, um homem frio e determinado, quer se livrar logo desse problema. Lógico que isso não dura muito, pois a convivência entre eles vai amolecer o coração do homem. Ainda mais porque essa busca por lares vai render muitas cenas super divertidas e muito sensuais entre o casal, então já leiam preparados para rir muito. E eu estava preparada para rir, mas não estava preparada para que Penny tivesse uma história tão profunda que justificasse seu isolamento.

Não vou mais falar da trama porque basicamente a história vai girar em torno do que já mencionei, então vou comentar sobre os personagens e sobre tudo que senti lendo mais um livro da Tessa Dare. Vou começar falando de Penny. Ela é uma personagem que já amava grandemente, pois ela é aquele tipo de pessoa que abraça e protege as pessoa. A gente já começou a ver isso lá em Um Casamento Conveniente quando ela acolhe Emma, a costureira que acabou de se tornar Duquesa de Ashbury. Ela não acolheu apenas a duquesa, mas as outras duas moças peculiares e juntas formaram uma linda amizade. É como se ela tivesse um dom: enxergar e resgatar pessoas que precisam de amor. E não só pessoas já que ela vive numa casa cheia de animais peculiares.

IMG_20210923_141454

“Sempre que ele está perto, me sinto um animal em temporada de acasalamento. Acho que sucumbi ao desejo.”

E o novo animal resgatado é justamente Gabe. Ele é um homem misterioso que teve um passado bem ruim e doloroso. Isso o marcou profundamente já que não acredita em bondade e nem no amor, mas isso se mostra uma completa balela. O homem é leal e generoso e mesmo tendo construído a fama de cruel, Gabriel vai mostrando a cada capítulo suas muitas camadas. Ele veio da pobreza e odeia o quanto os nobres esbanjam suas fortunas quando muitas pessoas vivem com quase nada. Apesar de ter deixado as ruas mais pobres de Londres para trás, ele ainda tem um sentimento impregnado no seu ser e vemos muito isso na sua relação com a comida e na maneira como se satisfaz em ver mais um nobre falido.

O que eu mais gosto nessa história é que tudo e todos tem uma função. Penny é vegetariana, pois como uma boa cuidadora não consegue comer nada que um dia teve um rosto. A gente já tinha visto suas comidas exóticas nos livros anteriores e Gabe será o primeiro a dizer na cara dela que suas comidas são horríveis. Seus animais participam ativamente para movimentar a trama e digamos que Dalila, uma ave resgatada de um bordel, vai arrancar muitas risadas dos leitores. Inclusive temos os personagens principais dos livros anteriores sendo incluídos em muitas cenas e numa delas, onde Dalila escolhe participar, eu ri tanto que meu marido perguntou se eu estava passando mal. A ave tem um vocabulário muito peculiar devido ao local em que viveu, então vocês podem imaginar um pouco do que vai rolar nesse reencontro dos personagens, certo?

“Menina linda.
Quer uma f*d@, amor?”

E falando da volta dos personagens, eu amei que a amizade entre as quatros nunca mudou, mesmo que a vida delas estejam mudando e se tornando mais atarefadas. Na hora que Penny precisou todas estavam lá, inclusive seus maridos. Ashbury já tinha bancado o protetor de Alex em Um Amor Conveniente, então não agiu diferente nesta história, ainda mais porque conhece Penny desde criança e ainda teve o apoio de Chase. Os dois são hilários e defendendo a honra da amiga tudo se torna ainda mais engraçado. Mas não só de piadas essa dupla participou, eles foram peças essenciais nesta história. Todos eles ajudaram a trama ter mais movimento e apesar de estarem do lado de Penny e contra Gabe, logo perceberam que o lado de Penny também incluía Gabe. Os três vão protagonizar uma cena no celeiro que Meu Deus, eu só não ri mais porque iria explodir.

IMG_20210923_142941

**********Eu avisei logo no início sobre um GATILHO nessa trama, então se você não quer saber é só pular este parágrafo, ok? Ele será bem curto a fim de não dar SPOILER também.*********** Eu nunca imaginei que a personalidade mais tímida da lady teria algo a ver com um trauma de infância. Penny foi abusada por alguém que a família confiava e que ela mesma acreditava que era seu amigo. Apenas quando tinha uma idade mais avançada foi que ela compreendeu que o que acontecia entre ela e o amigo da família era errado e que prejudicou sua autoestima assim como sua relação com a família já que nunca teve coragem de revelar a ninguém. Até Gabriel chegar em sua vida.

“Eu não acredito que conseguiria viver sem você. Bem, não sei… Talvez conseguisse. No passado, aprendi a sobreviver sem muitas coisas. Mas eu não quero viver sem você.”

Um Aposta Irresistível é o terceiro livro da série Girls Meets Duke e chegou aqui no Brasil pela Editora Gutenberg, assim como todas as outras séries da autora. Mais uma vez tivemos uma capa tão bonita e eu amo que a editora tem mantido o padrão entre elas, inclusive a numeração da série que vem destacada logo na capa. A diagramação é simples, mas confortável para leitura e não encontrei nenhum erro de revisão. Os livros são narrados em terceira pessoa e cada um é destinado a um casal, mas como as protagonistas são melhores amigas, os personagens sempre reaparecem e neste livro eles participaram ativamente na história de Penny e Gabe. Além disso, a autora já deixou um gancho para a história de Nicola e senhoras: eu tô chocada e curiosa na mesma medida!

IMG_20210923_141529

Um dado curioso é que a tradução do nome da série é “Garotas Conhecem Duques”, o que realmente acontece nos livros anteriores. Tanto Emma quanto Alex ascendem socialmente ao se casarem com um aristocrata, mas aqui o ‘Duke’ vem do sobrenome de Gabriel e pelo ‘título popular’ que recebeu, o Duque da Ruína. Ao se envolveu com ele, Penny seria rebaixada na escala social já que é uma lady, mas ela vai fazer uso do título do homem ao se dirigir a si mesma como a Duquesa da Ruína após uma cena icônica.

“Tudo que eu fizer de agora até o fim da minha vida – Gabe falou por entre os dentes cerrados -, quer esta dure mais dez minutos ou cinquenta anos, será por ela.”

Quando eu acho que a Tessa não pode me entregar um livro melhor do que anterior, ela prova que pode sim e foi exatamente isso o que fez. Eu amo que a autora foi trabalhando a relação deles gradativamente. A atração foi instantânea, mas o amor foi sendo construído a cada imprevisto do plano deles. Penny que tinha tudo para se retrair e odiar o mundo se torna uma mulher gentil, amorosa e com um coração gigantesco. Já Gabe começa como aquele mocinho ‘sem coração’, mas que se torna romântico e cavalheiro e que até Penny aparecer, odiava o mundo onde os nobres eram tidos como uma classe superior. Os dois são perfeitos um para o outro e mais uma vez Tessa Dare ganhou meu coração com um livro recheado de diálogos interessantes e divertidos, além de um casal super sensual. Sem dúvidas merece minhas 5 Angélicas.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s