Especial Halloween ‘Filmes Para Assistir’

Oi ooooi gente! Hoje é dia 31 de outubro, o dia em que o Halloween é celebrado. Também conhecido como Dia das Bruxas, a data não é difundida no Brasil, quanto é nos Estados Unidos, mas acaba sendo falada de toda forma. A festa, originalmente, era chamada de Samhain, algo como “Fim do Verão”, pelos celtas, há mais de dois mil anos. O povo acreditava que no último dia do verão, que vinha a ser 31 de outubro no antigo calendário celta, os mortos e os espíritos malignos saíam de suas tumbas pra atormentar os vivos. E, que para se proteger, as casas eram decoradas com coisas como ossos e caveiras, para afugentar as forças do mal. Como uma forma de superar o paganismo e cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia de Finados, para celebrar as almas das pessoas que já faleceram. A palavra Halloween é derivada da expressão “hallow evening”. O termo “hallow” quer dizer “santo” e “eve” significa “véspera”, afinal, é a véspera do dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos.

Durante a Idade Média, as pessoas que celebravam a data, acabavam sendo perseguidas pela Inquisição e acabavam condenadas à fogueira, acusadas de bruxaria. Mas, depois da Reforma Protestante, especialmente nos países anglo-saxões, a data foi se modificando e se tornando uma festa com um toque mais infantil, com fantasias, doces e brincadeiras. O que persiste até hoje.

Para comemorar a data, nos EUA, as pessoas organizam festas à fantasia, crianças vão as ruas, para perguntar sobre “Gostosuras ou Travessuras”. A ideia é que todos ganhem seus doces, caso contrário, tem permissão para fazer uma espécie de pegadinha na casa que negou a guloseima. Uma das mais tracionais, é jogar papel higiênico nas árvores da casa. Um dos maiores símbolos, é a abóbora. A ideia surgiu da lenda irlandesa de Jack O’Lantern. Ele era um home alcóolatra, que vivia importunando as pessoas. Até que, em um 31 de outubro, ele teria bebido até morrer e acabado indo de encontro com o próprio diabo. Mas, chegando lá, conseguiu enganar o capiroto e ganhou a chance de viver mais três ano. Fadado a andar como maltrapilho, Jack esculpiu um nabo e colocou uma vela lá dentro. Desde então, em todos os Halloweens, Jack regressa para importunar o mundo dos vivos. Mas, quem tiver uma abóbora em sua quintal, estará livre de da perturbação.

No Brasil, a data foi trazida por filmes, séries e escolas anglo-americanas. Mas, há uma forte oposição contra a data em várias regiões do país. Principalmente, devido ao fato de argumentarem que o país é popularmente muito rico para ignorar seus próprios personagens, para celebrar os de fora. Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, através do decreto-lei nº 2.762/2003. Também comemorado no dia 31 de outubro, a data vem como uma resistência pacífica a cultura estadunidense do Halloween.

AS PASSAGEIRAS (2021)

Sinopse: Em As Passageiras, para conseguir ganhar uma grana extra, o estudante de faculdade Benny (Jorge Lendeborg) decide ser chauffeur por uma noite. Sua única missão é levar duas garotas (Debby Ryan e Lucy Fry) por toda Los Angeles e esperá-las terminar cada festa que vão. Sendo atraído pelo charme delas, ele mal sabe que as passageiras tem seus próprios planos com o motorista – e uma imensa sede de sangue. Jogado em uma guerra escondida, Benny se vê entre um conflito de vampiros contra protetores do mundo que no caso é liderado pelo seu irmão. O amanhecer começa e Benny precisa decidir se quer ajudar a salvar o mundo.

Onde assistir: Netflix.

EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO (2021)

Sinopse: Baseada na franquia de filmes homônimos, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado acompanha um grupo de adolescentes prestes a se formar no ensino médio. Enquanto iam embora de uma festa com seus colegas de turma, os cinco sofrem um grave acidente de carro e acabam matando uma pessoa. Com medo da polícia, eles decidem esconder o corpo, mas o segredo não permanece escondido por muito tempo. Um ano depois, uma série de bilhetes acusatórios começam a surgir. Um assassino brutal sabe sobre seu macabro segredo e decide puni-los um por um.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

CHUCKY (2021)

Sinopse: Quando o jovem Jake Wheeler (Zachary Arthur) encontra um boneco Chucky (Brad Dourif) muito antigo em um bazar de quintal, ele não esperava as atrocidades que iria desencadear. Rapidamente, o boneco passa a cometer uma série de assassinatos brutais, aterrorizando a pequena comunidade local. Enquanto isso, diversos segredos dos moradores são expostos publicamente, causando um verdadeiro caos. Aos poucos, Chucky e Jake acabam criando um forte laço e o boneco vê no jovem um pupilo em potencial que pode dar continuidade a sua jornada de terror.

Onde assistir: Star+.

CONTATO VISCERAL (2019)

Sinopse: Depois que um cliente do bar onde Will (Armie Hammer) trabalha esquece o seu celular no balcão devido a um incidente atípico, ele decide levar o aparelho para casa. No dia seguinte, Will começa a receber estranhas mensagens ameaçadoras e tenta não se envolver em nada, mas rapidamente eventos bizarros e aterrorizantes tomam conta da situação.

Onde assistir: Netflix.

MÃE! (2017)

Sinopse: Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

MALIGNO (2021)

Sinopse: Em Maligno, Madison (Annabelle Wallis) passa a ter sonhos aterrorizantes de pessoas sendo brutalmente assassinadas. Ela acaba descobrindo que, na verdade, são visões dos crimes enquanto acontecem. Aos poucos, ela percebe que esses assassinatos estão conectados a uma entidade do seu passado chamada Gabriel. Para impedir a criatura, Madison precisará investigar de onde ela surgiu e enfrentar seus traumas de infância.

Onde assistir: HBO Max.

NAVIO FANTASMA (2002)

Sinopse: Sean Murphy (Gabriel Byrne) é o capitão da equipe de resgate Artic Warrior, formada pela chefe de equipe Maureen Epps (Julianna Margulies), pelo contramestre Greer (Isaiah Washington) e os técnicos Santos (Alex Dimitriades), Dodge (Ron Eldard) e Munder (Karl Ulban). A principal tarefa do Artic Warrior é encontrar e trazer até a costa navios perdidos ou com problemas em alto-mar. Em uma de suas viagens pela costa do Alasca eles encontram os destroços de um lendário navio italiano que está desaparecido há 40 anos. Porém, o que eles não sabem é que agora o navio é habitado por um ser mortal, que coloca a vida de todos no Artic Warrior em perigo.

Onde assistir: Netflix.

NÓS (2019)

Sinopse: Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

Onde assistir: Netflix.

O PACTO (2006)

Sinopse: A Spenser Academy é um internato em New England que abriga a nata da elite local. Quando o novo ano escolar tem início, os estudantes se reúnem em uma festa ao ar livre, para marcar o fim do verão. Caleb Danvers (Steven Strait) e três amigos andam na beirada de um precipício e caem sem serem vistos, mas logo em seguida se juntam, sãos e salvos, à festa. Porém quando a polícia chega para dispersar a festa ela encontra o corpo de um estudante, que aparentemente morreu devido a uma overdose. O diretor Higgins (Kenneth Walsh) desconfia que Caleb e seus amigos estão envolvidos, mas não tem como provar sua desconfiança. O caso deixa o ambiente tenso na escola, fazendo com que Caleb e seus amigos se fechem. Eles dividem uma ligação secreta, já que são os descendentes das famílias que originalmente se instalaram no local na época do julgamento das bruxas de Salem e também herdaram os poderes sobrenaturais de seus ancestrais. Porém usar seus poderes faz com que eles envelheçam prematuramente, o que faz com que precisem lidar com a tentação de usá-los desenfreadamente.

Onde assistir: HBO Max.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)

Sinopse: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

Onde assistir: HBO Max.

RUA DO MEDO: 1994 – Parte 1 (2021)

Sinopse: Rua do Medo é a adaptação da série de livros de mesmo nome de R.L. Stine. Depois da colega Heather (Maya Hawke) ser morta na saída do trabalho, um grupo de adolescentes passa a ser perseguido por um grupo de assassinos mascarados em 1994, na pequena cidade de Shadyside. Quando começam a investigar as mortes, eles descobrem que não são as primeiras vítimas e que a cidade tem uma longa história de assassinatos brutais que acontecem há anos. Agora eles precisarão descobrir uma forma de impedir os assassinos ou, então, não sobreviverão até o dia seguinte. *Esse é o primeiro filme da trilogia, que continua em Rua do Medo: 1978 – Parte 2 e Rua do Medo: 1666 – Parte 3, já disponíveis na Netflix*.

Onde assistir: Netflix.

SUSPIRIA – A DANÇA DO MEDO (2019)

Sinopse: Em Suspiria, Susie Bannion (Dakota Johnson), uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. Ela chega assim que Patricia (Chloë Grace Moretz) desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário, com a orientação de Madame Blanc (Tilda Swinton), Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara (Mia Goth), que compartilha com ela todas suas suspeitas obscuras e ameaçadoras.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Todos os filmes até aqui, podem ser encontrados pelos diversos serviços de streaming que agora existem. Mas, se o seu desejo é sair de casa, se você se sente seguro para ir até mesmo ao cinema, a nossa última opção da lista, pode ser vista nas telonas…

HALLOWEEN KILLS: O TERROR CONTINUA (2021)

Sinopse: Em Halloween Kills: O Terror Continua, depois de quatro décadas se preparando para enfrentar Michael Myers, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) acredita que enfim venceu. Minutos depois de deixar o assassino queimando, Laurie vai direto para o hospital com ferimentos graves de vida ou morte. Mas quando Michael consegue escapar da armadilha de Laurie, sua vingança e desejo por um banho de sangue continua. Enquanto Laurie luta contra a dor, ela tem que se preparar mais uma vez para se defender de Michael e consegue fazer toda a cidade de Haddonfield se juntar para lutar contra o monstro. Mulheres se juntam e formam um grupo de vigilantes que vão atrás de Michael e acabá-lo de uma vez por todas, garantindo o retorno de um Halloween tranquilo e paz na cidade.

Onde assistir: Nos cinemas.

2 comentários em “Especial Halloween ‘Filmes Para Assistir’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s