Terça Charmosa: ‘Kyland – Mia Sheridan’

Oi gente!! Já faz umas boas semanas que não temos uma Terça Charmosa aqui no blog, mas no último mês fizemos duas tags no nosso Instagram sobre os livros da Editora Charme, em comemoração aos 8 anos de vida da editora. Enfim, de volta ao blog, eu escolhi Kyland para essa reestréia, ainda mais porque estamos na semana do natal e esse livro tem uma comemoração de natal. Sem falar que estamos falando de um livro que pode facilmente estar semana que vem na nossa matéria de melhores do ano. Enfim, fiquem com a sinopse que já conto mais sobre a história…

“Pobres sujos. Caipiras. Jecas. Povo do morro.
Tenleigh Falyn luta a cada dia para sobreviver em uma pequena cidade assolada pela pobreza, em uma região mineradora de carvão, onde ela vive com a irmã e a mãe, que sofre de uma doença mental. O que a mantém viva é seu sonho de ganhar a bolsa de estudos para a faculdade concedida a um só aluno pela carvoaria local e, com isso, escapar da dureza de sua vida.
Kyland Barrett também vive nas colinas e tem trabalhado incansavelmente ― quase passando fome, atravessando profunda solidão e lutando contra todas as probabilidades ― para ganhar a Tyton Coal Scholarship e ir embora da cidade que é repleta de tanta dor.
Ambos estão determinados a não se envolver com ninguém, mas um instante muda tudo. O que acontece quando só uma pessoa pode vencer? Quando uma só pessoa pode ir embora? E o que acontece com a que ficou para trás?
Kyland é uma história de desespero e esperança, perda e sacrifício, dor e perdão; mas, no final das contas, uma história de amor profundo e infinito.
ESTE É UM ROMANCE INDEPENDENTE DA SÉRIE SIGNOS DO AMOR, INSPIRADO EM TOURO. Romance New Adult contemporâneo: devido à linguagem forte e ao conteúdo sexual, este livro não se destina a leitores menores de 18 anos.”

Tenleigh Falyn viveu sua vida inteira numa cidadezinha devastada pela pobreza. É uma região de mineração de carvão, mas poucas pessoas sobrevivem com dignidade por lá e a moça não é uma delas. Ela e a irmã trabalham muito para manter a casa, já que a mãe sofre de uma doença mental. Os dias são difíceis, as vezes mal tendo o que comer ou mantê-las aquecidas, mas Ten sonha em deixar toda essa pobreza para trás. Todos os anos uma bolsa de estudos é oferecida ao melhor aluno da escola e ela está estudando, incansavelmente, para conseguir ganhar e assim poder ir para uma faculdade muito distante dali, para poder recomeçar.

Kyland Barrett também viveu toda a sua vida nas colinas. Tanto seu pai, quanto seu irmão mais velho, trabalhavam na mineração de carvão, mas acabaram perdendo suas vidas nas minas da cidade. Ele teve que aprender a se virar sozinho, a cuidar da casa e lutar por sua sobrevivência. Assim como Tenleigh, ele dedica todo o tempo possível nos estudos, sonhando com a chance de ganhar a bolsa de estudos e partir definitivamente da cidade que lhe tirou tudo. A vontade de partir é tão grande, que mesmo que não seja o vencedor da bolsa, ainda sim Kyland vai embora. Nada, nem ninguém, lhe manterá preso a algo fadado a ser sempre miserável. Pelo menos era o que ele acreditava. 

“Às vezes, minha vida parecia tão pequena. E eu tinha que me perguntar por que nós, que havíamos recebido vidas pequenas, ainda tínhamos que sentir uma dor tão grande. Não parecia justo.”

IMG_20211221_161345

Tenleigh e Kyland sempre se conheceram, mas nunca realmente se falaram. Os dois estão no último ano e sabem que concorrem diretamente a bolsa de estudos Tyton Coal, mas, como não são amigos, isso nunca significou nada além de mais um concorrente a ser eliminado. O problema é que isso está prestes a mudar. Apesar de parecer que os dois não tinham nada em comum, com exceção da pobreza e da vontade de deixar tudo para trás, rapidamente vão perceber que existe sim uma grande conexão entre eles, algo inquebrável e para sempre. O problema é que ainda existe algo que pode separá-los.

Eu realmente não sei muito bem como falar de Kyland, sem contar tudo sobre essa história. O livro começa com dois adolescentes sonhadores, cada um a sua maneira, cansados de viver na pobreza e que jamais esperaram se apaixonar, ainda mais vivendo em Dennville, Kentucky, mas isso aconteceu. Quando Tenleigh e Kyland começaram a se envolver, ele sempre deixou claro que, mesmo sem a bolsa de estudos, ainda deixaria a cidade para trás. Ela aceitou porque também sentia que seu destino era fora das colinas, porém, a medida que os dias vão se passando, ambos se sentem cada vez mais ligados um ao outro. 

“Metade agonia, metade esperança.
Metade dor, metade êxtase.
Metade tristeza, metade alegria.
Metade minha ruína, metade minha salvadora.”

IMG_20211221_161610

Esse livro é um spoiler ambulante, então vou ficar aqui divagando sobre todos os motivos que vocês deveriam lê-lo, a começar pelos personagens. Tenleigh é sinônimo de amor, uma menina meiga e gentil, com um coração enorme e que todos os dias deseja uma vida melhor para ela e sua família. E ela se dedica muito a isso. Ten é tão forte e madura para sua idade e merece o mundo. Ela precisa ser feliz e isso acontece quando seu destino, finalmente, cruza com o de Kyland. Eu amo a forma delicada com que a relação deles foi se construindo, de uma forma leve e inocente. A troca de cartas na biblioteca é a coisa mais fofa do mundo e o natal que eles compartilham juntos é tão emocionante. Tudo isso vai marcar a personagem, ao ponto de já não sabermos se ela abriria mão da bolsa de estudos em favor de Kyland. Será que abriu? 

E o que falar deste mocinho? Kyland é perfeito, mesmo dentro de suas imperfeições. Ele é resiliente, batalhador, dono de uma força interior gigantesca, que sofreu calado por tantos anos e que só tem um sonho na vida: deixar a vida de pobreza para trás. Até mesmo quando você acredita que ele seria capaz de magoar Tenleigh, somos surpreendidos com o tamanho dos sentimentos desse jovem rapaz. Sei nem falar o tanto que sofri junto com ele, pois Kyland é aquele tipo de personagem que você acredita que é real, você sente a dor dele e que se fosse possível, você apareceria dentro dessa história, apenas para ajudá-lo. 

“Eu sofri, sim, mas percebi que sofreria feliz por você, porque isso é o que é amar alguém. Estar disposto a fazer qualquer coisa pela outra pessoa, a fazer qualquer sacrifício, a sofrer para que o outro não precise. Eu te amava naquela época, e ainda te amo agora.”

IMG_20211221_161456

O que vocês precisam saber sobre essa história é que ela vai mexer com você de uma maneira tão intensa. É um romance, isso sem dúvidas, mas que aborda temas muito difíceis. É inegável a desigualdade social que assola a grande maioria dos moradores da cidade. A maioria vivendo na extrema pobreza, que acabam se conformando e não se permitindo sonhar com muito mais do que já estão acostumados a ter. Achei muito boa a forma que a Mia encontrou para explorar esse tema, ainda mais porque Kyland é inspirado no signo de touro. Para quem não sabe, esse livro faz parte da série Signos do Amor, onde cada história é inspirada num signo. Anos atrás a Editora Arqueiro começou a publicar os livros da série, mas infelizmente não foi finalizada. Mas porque eu estou contando isso?

Como eu disse, Kyland é inspirado em touro, um signo conhecido por ser o mais comilão do zodíaco, e o que temos nessa história é justamente o contrário. Personagens famintos, muitas vezes desesperados para ter uma refeição descente, mas tendo que escolher entre comida e se aquecer, já que o inverno da cidade é doloroso demais. Em contra partida, a lenda de touro fala sobre um touro solitário, que não pertencia a ninguém, mas que se apaixonou completamente e só assim pode ser feliz e livre. Nada poderia resumir melhor a história entre Kyland e Tenleigh. Ele sempre sozinho e ela sedenta por lhe dar afeto e lhe mostrar seu valor. 

“Pensei uma vez que tinha me perdido por causa do amor, mas a verdade era o oposto. Eu me descobri quando entreguei meu coração a Tenleigh, descobri o que era importante para mim, o que realmente era relevante.”

IMG_20211221_162119

Desde 2018 não tínhamos um lançamento da Mia Sheridan no Brasil, o que é uma pena, pois estamos falando de uma autora maravilhosa. Quando a Editora Charme anunciou a publicação de um livro dela, eu, literalmente, surtei. Eu amo a escrita dela, pois a Mia tem uma forma tão poética de falar sobre a vida, das dores diárias das pessoas e essa maneira de narrar os fatos, nos marca para sempre. Eu lembro, como se fosse hoje, de ler A Voz do Arqueiro e perceber que tinha uma nova autora entre as minhas preferidas. A cada novo livro que leio, isso só se confirma e ao ler Kyland não foi diferente. Mais uma vez, me vi completamente absorvida pela história e tentando segurar a emoção, o que claramente não consegui. Quem leu esse livro sabe o quanto ele é emocionante, triste e ao mesmo tempo uma prova de amor. 

A edição da Editora Charme respeitou a capa original, fazendo pequenas mudanças, como a cor do título, o que, particularmente, acho que ficou mais bonito e que combinou muito mais com a história. A diagramação estão tão delicada e não encontrei erros de revisão. A edição física está em promoção na loja da editora e o ebook esteve gratuito semana passada. Não tem desculpa para não conhecer esse livro. 

“Não me diga que é tarde demais, que esses sentimentos preciosos se foram para sempre. Eu não amei ninguém além de você.”

IMG_20211221_161632

Kyland foi lançado no segundo semestre de 2021 e veio com a promessa de resgatar as fãs de Mia Sheridan do calabouço, então, se você é fã, espalhem as palavras dessa mulher. Essa história é doce e dolorosa ao mesmo tempo. É especial. É única. Eu amo histórias que mexem comigo porque, na maioria das vezes, acabo carregando esses ensinamentos para minha vida. É esse o poder de Kyland, nos mostrar que, mesmo diante do sofrimento, é possível sonhar. Se você gosta de um livro recheado de amor e bondade, de superação e recomeços, sem dúvidas Kyland é o seu número. Simplesmente é um dos meus preferidos do ano, então leva minhas 5 Angélicas.  

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

Um comentário em “Terça Charmosa: ‘Kyland – Mia Sheridan’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s