Maratona de Férias 2022: ‘Desejo Sombrio – 1ª Temporada’

Oi gente! Estreou hoje (02) a Segunda Temporada de Desejo Sombrio, um suspense recheado de erotismo e que conquistou um grande público e eu não poderia deixar essa série de fora da nossa Maratona de Férias, né? Maite Perroni, grande estrela de novelas mexicanas e conhecida por seu papel na novela teen Rebelde, é a protagonista dessa série adulta que chegou à Netflix em julho de 2020 e que aparentemente seria apenas mais uma das apostas do streaming em tramas mais calientes, mas acabou se provando ser uma história rica em vários outros aspectos além das cenas quentes. Fiquem com a sinopse e trailer que já falamos mais…

“Alma passa a noite com um homem que tem metade de sua idade achando que será apenas uma aventura extraconjugal, mas um acontecimento trágico faz com que ela comece a desconfiar de todos ao seu redor. Quem é inocente? Quem é culpado? Neste labirinto de espelhos, nada é o que parece.”

Desejo Sombrio estreou na Netflix no dia 15 de julho de 2020 e foi um verdadeiro rebuliço nas redes sociais, justamente pelo erotismo da série. O grande público conhece bastante as novelas mexicanas, então não foi nada difícil de gostar desta série com ares de novela. E justamente por ter essa pegada mais novelística, temos uma temporada maior do que o habitual do streaming. São 18 episódios, de cerca de 35 minutos cada, e por ser uma história sensual, com ares de suspense e drama, é impossível sair da frente da TV enquanto a temporada não acaba. Quando isso acontece, você pensa: ‘Então, cadê a nova temporada?’. Quase dois anos depois, finalmente temos novos episódios, mas eu estou aqui para apresentar a vocês a série e por isso vamos falar apenas da Primeira Temporada, ok?

Alma (Maite Perroni) é uma professora de direito, especializada em violência doméstica, numa prestigiada universidade da cidade. A vida profissional vai muito bem, já a pessoal está em frangalhos. Ela desconfia de que o marido Leonardo (Jorge Poza) esteja tendo um caso com sua secretária, então decide passar um fim de semana com a amiga Brenda (María Fernanda Yepes), que acabou de passar por um divórcio, para desanuviar a mente e decidir o que fazer com o seu casamento. Brenda convida Alma para um festa, decididas a curtir um pouco a vida, mas é lá que a professora acaba conhecendo um rapaz muito jovem e que está interessado nela.

MV5BYWIxZjU3YzQtZTMxYS00NTZkLTgyOTctNGZiYzg5Y2E2NDZlXkEyXkFqcGdeQXVyMTE1NTUwMzA3._V1_SX1777_CR001777999_AL_-1024x576

O encontro com Darío (Alejandro Speitzer) vai despertar desejos que Alma acreditava já não sentir mais, pois o casamento dela estava cada vez mais morno. O rapaz se torna um sopro de ar fresco na vida dela e impulsionada pela amiga, Alma se joga numa noite de prazer com Darío. Apenas uma noite e nada mais, então ela volta para casa decidida a enfrentar o problema de frente: dar uma nova chance ao marido e lidar com os problemas com a filha. Apenas Brenda sabe de seu segredo e como é sua melhor amiga, promete que não vai contar a ninguém. Sendo assim, Alma decide esquecer seu encontro com o jovem.

O problema é que assim que volta para casa, Alma recebe a notícia de que sua amiga Brenda está morta, aparentemente seja suícidio, mas logo a investigação leva a crer de que tenha sido morta por um possível amante. Há sinais pela casa inteira de ato sexual. Alma fica desesperada porque, além de lidar com a perda da amiga, fica preocupada de que Darío seja incriminado e a infidelidade dela seja descoberta já que todos os vestígios e provas foram criados pelo encontro dos dois. A partir desse ponto temos uma grande investigação policial e a cada vez que se aproxima de revelar seu grande segredo, mas Alma fica consumida pela culpa.

MV5BOGMyMDk4OGMtYWNlMi00Y2Y5LWJlZTctMjUwYzVlMDFiMDE0XkEyXkFqcGdeQXVyMTQyNTgyNDk@._V1_SX1777_CR001777942_AL_-1024x543

E se tudo já não fosse problema, Alma descobre que Darío é um dos seus alunos. O que ela acreditava que estaria no seu passado se torna o seu presente, porque o rapaz continua interessado nela, mesmo sabendo que é uma mulher casada. Alma diz que não vai acontecer novamente, mas não consegue resistir e logo o relacionamento entre eles vira uma verdadeira obsessão, tanto por parte de Darío, quanto da parte de Alma. Ele porque passa ameaçar a amante de revelar tudo para o marido dela, e a professora porque também desenvolve um sentimento de posse pelo rapaz. E não tarda para tudo isso comece a levantar suspeita de seu marido e até mesmo de sua filha, Zoe (Regina Pavón), uma moça apática que vai ficar quase invisível na trama até a chegada de um dos plots.

A trama de Desejo Sombrio me surpreendeu porque quando vi as pessoas falando da série, eu realmente imaginei que seria mais uma história baseada apenas em cenas de sexo, mas felizmente tivemos muito mais do que isso. Pra mim o ponto alto foi a escalação de Maite Perroni para o papel principal. Ela ficou conhecida por papéis em novelas teens e seus fãs podem ter se surpreendido com essa nova faceta da atriz. A personagem dela não é nada inocente, mas uma mulher tensa e um tanto indiferente que ao longo dos episódios o telespectador tem até uma certa dificuldade de sentir empatia por ela. Eu realmente me peguei pensando se torceria por ela, porque todos os caminhos se mostravam complicados e todos sairiam queimados.

dark-desire-ending-1024x576

O segundo ponto alto dessa trama é o pano de fundo que explora as facetas das mulheres. Alma tem vários discursos feministas durante suas aulas, que mostra os papéis que desempenhamos numa sociedade ainda muito patriarcal. Quando ela se envolve com Darío, Alma entra em dilemas, mesmo que seja uma especialista no tema violência de gênero. Ela sabe que será julgada por sua infidelidade e todos a culparão, mesmo que seu marido tenha feito exatamente a mesma coisa. O tema mulher continua sendo explorado porque temos o assassinato de Brenda, e que todas as pistas levam a crer que seja um crime cometido por um amante. Então, mais uma vez, entra a discussão do quanto os homens estão mantando as mulheres, na maioria das vezes por motivos banais.

A série não foge de ser muito parecida com uma novela, mas para mim que cresci assistindo esse tipo do programa, foi um prato cheio. Ao longo dos 18 episódios, Leticia Lopéz Margalli, criadora da série, constrói uma trama tensa e realmente sombria, como o título já deixa bem claro. Foram muitos plots, mas a reviravolta final me deixou completamente chocada e que já nos deixava imaginando os cenários possíveis para este segundo ano de série. Pra mim, Desejo Sombrio abordou muito bem os relacionamentos tóxicos e o quanto ficamos cegos diante de algumas situações. Para finalizar, Oscuro Deseo (título original) é novelesco, com um protagonismo feminismo bastante necessário, sem falar de todo o erotismo, que diga-se de passagem era indispensável. Estou bastante curiosa pela próxima leva de episódios e espero que tudo seja resolvido já que estamos falando da temporada final. E aí, assistiram essa série?

1786608

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s